segunda-feira, 19 de março de 2012

Quem quer pão quentinho?

Queeeeem quééé pão????


Quem não ama acordar cedo e ter um pãozinho quentinho esperando na mesa? Todo mundo adora! Mas quem mora sozinho, sabe, comprar pão francês é das coisas dificeis que passamos. Eu não sei vcs, mas eu fico tão sem graça de chegar na padaria e pedir um ou dois pãezinhos enquanto todo mundo da fila pede 5, 6, 10! Sair cedo de casa e ir buscar pão também está fora de cogitação, principalmente porque perto de casa não tem nenhuma padoquinha. Então uma das minhas irmãs me deu uma dica ótima que eu quero compartilhar com vocês, sozinhos de plantão.

Primeiro, arrume uma boa padaria que tenha um pãozinho beeeeem gostoso, depois compre saquinhos de plásticos, desses que a gente usa no freezer e coloque cada pãozinho em um saquinho e congele. Antes de ir dormir, tire a quantidade de pãezinhos que você for comer no dia seguinte e deixe fora do freezer, em temperatura ambiente. No outro dia é só coloca-los para assar uns 10 minutinhos em forno médio pré-aquecido ou cortá-los ao meio, passar uma manteiga e dar uma tostada na frigideira. CLARO que não fica igual a pão recém saído do forno da padaria, mas já quebra um galho.

No mercado também é possível encontrar algumas marcas de pãezinhos congelados, mas eu particularmente não gostei muito. Eles não crescem e os integrais, em especial ficam bem duros.
Em termos de sabor, o da Sadia é uma boa pedida e também vem com pecinhas maiores.

Enfim, o que importa é um pão quentinho logo cedo e deixe de ser preguiçoso e deixar pra tomar café só quando chegar na empresa. Cafés solúveis estão aí pra isso. ;)






quarta-feira, 7 de março de 2012

Lavar roupa, uma arte

Dentre várias coisas novas na minha vida, a experiência com a máquina de lavar é uma novidade. Sempre soube pelo menos o básico: é preciso separar roupas de cor de roupas brancas e claras e... e só. Resultado, manchei muita roupa com amaciante, zoei uma calça jeans, algumas toalhas viraram pano de chão e consegui estragar a mangueirinha da máquina de um jeito bem idiota.

Então, em uma pesquisa com pessoas adultas (daquelas que usam a máquina e me deixam orgulhosa) consegui anotar algumas dicas que agora vou compartilhar com vocês.

Um cesto desses ajuda mto na hora
de separar e recolher a roupa
1. Separando
Faça grupinhos: roupas de cor, roupas claras e roupas delicadas.
Lave cada um deles separadamente e as roupas delicadas, não tem jeito é na mão mesmo.

2. Olhe peça por peça
Algumas delas terão que ser preparadas pra lavagem. Tem sujeira que não há máquina no mundo que tire, tem que dar uma esfregada antes.
Feche ziperes, botões e ganchinhos. Olhe os bolsos e vire-os do avesso! Acredite, lavagem de dinheiro não é legal. Além disso, se sobrar algum lencinho de papel dentro de um deles, você vai ter diversão por uma semana pra tirar os fiapinhos brancos de suas roupas.

Antes de tudo, verifique se não
há nenhum intruso na máquina
3. O amaciante
Sim, essa porcaria mancha. Eu juro que não sabia. Mas mancha.
Se a sua máquina não tiver o compartimento certo para colocar o amaciante, o ideal é que você o despeje na hora em que a roupa estiver na fase de enxágue. O meu problema é que eu não sabia disso e muito menos que havia um compartimento na máquina (oi?). Outra coisa, não banque o exagerado. Coloque exatamente a quantia especificada pelo fabricante. Aliás, a tampinha não tem aquele formato à toa. Use-a como medidor. Sei que são dicas idiotas, mas acredite, queria saber delas antes.
Bom, se assim como as minhas, suas roupas mancharam com o amaciante, aqueles alvejantes do tipo Vanish ou um sabão em barra sem cor e sem fragrância podem ajudar a retirar.

4. A máquina
Eu espero, de coração, que você tenha uma, porque lavar um monte de roupa na mão deve ser a treva!
Aqui em casa, o modo de usar da lavadora fica colado na parede pra que eu nunca me perca. Aí na sua, o ideal é que você leia o manual de instruções para fazer os ajustes de tipo de ciclo, altura da água, essas coisas...
Minha mãe ficaria orgulhosa do meu varal! #not
Ah, algumas roupas com bordados, tecidos delicados, detalhes de metal devem ser lavadas à mão, ok?

5. Pendurando
Como já vi minha mãe fazendo mil vezes com as roupas no varal: do avesso e abertas, assim secam mais rapidamente. Nunca dobre calças pra secar, o ideal é você pendurar pelas pernas mesmo. Uma dica boa pra facilitar na hora de passar a camisa é deixá-la secar já em um cabide de plástico, pois o de madeira pode acabar manchando o tecido.



E pra você lavar roupa com estilo, lá vai uma ótima canção pra te acompanhar!


terça-feira, 6 de março de 2012

Hóspedes da casa - Receita de panqueca "simprona"

A partir de agora vai rolar a seção "Hóspede da Casa"! Nela você vai poder conferir dicas, experiências, receitas e colaborações de outras pessoas que moram ou já moraram sozinhos e querem fazer parte da Casa de Um.

Hoje, quem participa é Daniel Francelino, um cara que já morou muito solito mas que hoje divide o teto com sua esposa. Viu, como nem todo mundo vai ser forever alone pra sempre? =D

Segue abaixo sua super receita de massa de panqueca que todo solteiro sem experiência na cozinha dá conta de fazer. Ele garante.


1 copo de trigo (240~250 g de trigo)
1 copo de leite (250 a 300 ml de leite)
1 a 2 ovos (ovo grande: um só. Ovo pequeno ou médio, dois)
1 pitada de fermento em pó quimico (pode ser uma colherinha daquelas de café)
1 liquidificador que funcione.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata por um minuto ou até a massa ficar homogênea (nada de ficar trigo grudado nas paredes do copo do liquidificador, hein? Se for o caso, use uma espátula-pão-duro ( e eu disse PÃO duro, seu pervertido) pra retirar o trigo mais rebelde e reincorporá-lo à massa.

Com a sua chapa, frigideira ou panela elétrica já quente, coloque um fio de óleo, azeite ou um tanto de manteiga/margarina, mesmo que o revestimento seja antiaderente. Comece a despejar a massa sobre a superfície no centro. A massa líquida vai escorrer uniformemente. Lembre que, quanto mais líquida a massa, mais fininha fica a panqueca. Se o leite estiver morno, ela fica mais fina ainda e o fermento cresce mais.

Se for na frigideira, vá movimentando-a pra massa espalhar enquanto cozinha. Com uma espátula de material que NÃO RISQUE o revestimento da panela ou chapa, vc desgruda a panqueca e com alguma habilidade, vira o lado que estava pra cima para baixo. Feito isso, após uns poucos segundos (20 a 30, dependendo da crueza da massa), vc usa a espátula para retirar a panqueca e a coloca num prato ou outro recipiente em que ela caiba aberta.

Essa receita rende 8 panquecas de massa grossa, de uns 15cm de diâmetro. Vc pode temperar a massa com shoyu (tudo fica bom com shoyu, até shoyu!). O recheio é da sua escolha: doce, salgado, ou você pode fazer igual gringo e colocar mel em cima pra comer no café da manhã. 



Quer fazer como o Daniel e dividir alguma dica ou experiência com a gente? Então é só enviar seu texto para casadeum@gmail.com e ele vai ser publido na íntegra, como o dele!

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...