segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Lá vem 2013 - as promessas do Casa de Um

Esse ano eu não vou comer miojo. Juro.
Em 2013 eu vou...

1. Comprar uma trena para não errar mais o tamanho de cortinas, quadros e outras coisinhas dentro de casa;

2. Excluir miojo da lista de compras no supermercado;

3. Comprar um despertador que não aceite o modo "soneca" e que me obrigue a levantar para desativá-lo;

4. Não deixar para amanhã a faxina que eu devo fazer hoje. Nem pra depois de amanhã, nem pro próximo final de semana e muito menos, deixar pra lá;

5. Organizar as finanças e lembrar que a balada cara do sábado pode ser uma conta de luz no fim do mês;

6. Arrumar a cama todos os dias. Juro!

7. Incluir frutas e verduras na lista de compras;

8. Aprender, definitivamente, que nuggets não é um banquete;

9. Não me enfiar na rotina trabalho-casa e sair para ver o mundo. Assim, aquelas manias esquisitas que a gente desenvolve morando sozinho não tem lugar pra se desdobrar;

10. Me divertir muito com os erros e tropeços e torcer para que as coisas boas sejam infinitamente mais bacanas.

Essa listinha é pra você colocar suas metas e andar com ela na carteira.
Se mudá-las no meio do caminho, é só imprimir uma nova!
Sempre é tempo de novos planos.
Ah, e em 2013 eu quero também que o Casa de Um possa ajudar mais um monte de gente que está na mesma barca furada que eu!

Feliz Ano Novo, gente boa! Que a Casa de Um de vocês esteja sempre cheia de alegria!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Ceia de Natal: Macarrão de Forno para os não muito habilidosos

Chamaram você para uma ceia de Natal e você escapou de ficar em casa assistindo a Missa do Galo? Que coisa boa! O mínimo que você pode fazer é retribuir com um prato bem gostoso para a festa.

Eu tenho um prato que sempre faço quando preciso receber alguém em casa e acho fácil, prático e não tem muito erro de não ficar gostoso. Hoje não tem fotos, mas prometo que vou explicar beeeeeem explicadinho o que você deve fazer pra não ter desculpa de errar na mão. Anota aí:

Macarrão de forno

Ingredientes
1 pacote de macarrão, pode ser penne ou parafuso (se for coloridinho, ainda deixa o prato mais bonito) e funciona bem até com fettuccine;

Pra quem não sabe qual é qual, tá aí!
200 gramas de mussarela ralada (ou você pode cortar tudo bem cortadinho);
200 gramas de presunto ralado (ou no mesmo esquema da mussarela);
1 copo de requeijão;
2 caixinhas de creme de leite;

Como fazer

1. Ponha o macarrão para cozinhar em uma panela;
2. Enquanto isso, misture todos os ingredientes, a mussarela, o presunto, o requeijão e o creme de leite em uma baciazinha;
3. O macarrão deve ser retirado do fogo ainda meio durinho, para que ele possa terminar de cozinhar depois, no forno;
4. Em um refratário grande (ou assadeira, se não tiver jeito) você vai montar o prato como se fosse uma lasanha: primeiro a mistura que você fez dos ingredientes, depois uma camada de macarrão, outra da mistura, mais uma de macarrão e finalmente o restante da massa. Quanto mais alto o refratário, mais camadas.
5. Se quiser, salpique queijo ralado por cima;
6. Cubra o prato com papel alumínio e ponha no forno médio até que borbulhe, dá em torno de 30 ou 40 minutos;
7. Fim!

Essa foto eu catei da Internet, mas a aparência é muito parecida!

Você pode levar o prato já montado para a casa onde vai acontecer a ceia e assá-lo lá, porque o gostoso é comer o macarrão bem quente com o queijo puxentinho.

Ah, outra dica é que no lugar do presunto você pode por calabresa, frango desfiado, peito de peru ou até mesmo uma versão vegetariana, com legumes fica bem legal!

Se você não curtir molho branco, pode retirar o creme de leite da receita, usando apenas requeijão, queijo e presunto e aí intercalar a mistura com molho vermelho.

Show de bola!

Feliz Natal, pessoal! Quem tentar fazer, manda pra gente a foto: casadeum@gmail.com




sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Vou morar sozinho: o que preciso na cozinha?

Se você vai morar sozinho, é bom ter pelo menos o básico pra se virar. Eu de certa forma, fui privilegiada porque acabei herdando tudo que havia aqui em casa. Na verdade, tem tanta coisa que chega a me irritar não saber exatamente o que tenho dentro das gavetas e armários.

Mas eu sei que quando a gente vai morar sozinho - ou até mesmo quando casa - precisa começar a coleção do zero. O que me faz lembrar que só precisamos do "necessário, somente o necessário"...



Resolvi então fazer uma listinha de coisas que você vai precisar em um primeiro momento. O resto você vai se virando.

- pratos e talheres: no mínimo um par de cada. Vale aumentar a quantidade se você for uma pessoa que sempre recebe amigos para comer em casa.
- copos: a regra dos convidados também vale, mas fica uma dica interessante, quanto mais copos limpos disponíveis, mais você vai sujar, então não acho que você precise de mais de meia dúzia, sinceramente...
- abridor de latas: porque você não vai querer abrir a lata de ervilhas com uma faca e estourar o dedo, né, meu bem?
- potes de plástico: não importa quantos você tenha, nunca serão o bastante. Aprendi isso observando minha mãe. Até brincava que ela era viciada em potinhos, mas não... parece que sempre falta. Bom, o ideal é ter vários pequenos, alguns médios e poucos grandões. Pote de sorvete vale, vai.
- panelas: uma frigideira, duas panelas pequenas, uma média e uma maiorzinha.
- assadeira: pode ser pequena, daquelas pra porções individuais, mas se você gosta de fazer um bolo de vez em quando, compre uma maior também.
- panos de prato e de pia:  porque você não vai deixar tudo molhado, esperando a ação do tempo evaporar tudo, né, preguiça?

E ainda umas coisinhas pequenas como tesoura, amassador de alho, faca de carne, faca de pão, colher de madeira (eu prefiro as de plástico) que você pode ter um de cada um.

Uma dica legal pra você ganhar essas coisinhas e outras com menos urgência, mais bonitinhas mas que facilitam a vida é, quando for fazer carreira solo, combinar com os amigos um chá de panelas. Você pode fazer uma listinha com o que você quer e ainda pode usar a listinha do Casa de Um pra dar uma ajudinha.

E você, acha que tá faltando alguma coisa na nossa lista? Sugere aí pra gente! ;)




sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Por que não morar sozinho

É, é isso mesmo que você leu. Por que não morar sozinho. Responda às perguntas (não precisa contar pra ninguém a resposta, viu?)

1. Já parou para contabilizar quanto por mês você gasta sozinho de água, luz e telefone? Se sua resposta for não, não more sozinho.

2. Sabe quanto custa um pacote de arroz? E de sabão em pó? Se sua resposta for não, não more sozinho.

3. Sabe que no começo do ano ao invés de viajar pra praia é muito possível que você tenha que gastar o dinheiro pagando IPVA, IPTU e outros impostinhos malas? Se sua resposta for não, não more sozinho.

4. Adora a comida da mamãe e não viveria sem ela? Se sua resposta for sim, não more sozinho.

5. Não sabe e não quer aprender a encarar momentos de solidão? Se sua resposta for não, não more sozinho.

6. Não encara fazer faxina sozinho ou não tem coragem/dinheiro/ambos para pagar uma diarista? Se sua resposta for não, não more sozinho.

7. Não sabe organizar suas finanças e horários? Se sua resposta for não, não more sozinho.

8. Acha que morar sozinho é party hard todo dia? Se sua resposta for sim, não more sozinho.

9. Encara numa boa matar insetos ou espantar bichos que possam vir a invadir sua casa sem a ajuda de alguém? Se sua resposta for não, não more sozinho.

10.  Tem cuidado o suficiente consigo mesmo, no que diz respeito à saúde e até segurança pessoal? Se sua resposta for não, não more sozinho.

Pronto. Contabilize as respostas e reflita.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Eu moro em uma Casa de Um (parte IV)

Depoimentos de quem vive (ou já viveu) sozinho

Alcindo Rocha, jornalista. Campo Grande, MS.


Moro sozinho já há mais de sete anos, o que me deixou bastante acostumado com essa vida muito peculiar de solidão, liberdade e transtornos específicos! De modo geral, gosto muito de morar só e não consigo vislumbrar para mim novamente uma coabitação pacífica com família ou amigos. Acostumamo-nos tanto a não dar satisfação a ninguém sobre nossos hábitos, costumes, horários e também higiene - visto que ninguém pega no seu pé ou enche o nosso saco porque não arrumamos o quarto ou não quisemos lavar a louça -, que provavelmente seríamos insuportáveis para conviver com outrem sob o mesmo teto. Por outro lado, ninguém vai preparar a comida ou perguntar maternalmente se estamos bem ou precisamos de algo. O lado positivo em morar só é que ou amadurecemos de vez e aprendemos a lidar com tanta liberdade (sem fazer disso libertinagem) ou acrescentamos uma dose cavalar de caos na nossa vida. Vejo que morar só reforçou alguns aspectos da minha personalidade como a misantropia. Curto muito o silêncio, o ócio solitário, ler livros, ouvir músicas, navegar na internet, ficar à toa, tudo sem ninguém por perto.

Quer mandar o seu depoimento também? Envie um email para casadeum@gmail.com com seu nome completo, profissão, onde mora e conte um pouco sobre o lado bom e o ruim de viver só! Ah, não esqueça de anexar uma foto!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Decoração: 5 dicas para um Natal fácil e barato

Como havia dito no post anterior, eu resolvi este ano enfeitar minha casa pro Natal. Para minha alegria, tinha muitos enfeites bacanas e coisinhas fofas dos anos anteriores guardados em caixas, mas sei que muitos de nós, que moramos em modo solo, mal temos dinheiro pro miojo, quem dirá pra comprar enfeites de Natal, né?

Pensando nisso, saí nesse mundão online afora pra colher algumas sugestões legais e que dá pra qualquer um tentar. Olhem aí que legal!

1. Galhos

Essa é fácil e você já deve ter feito quando era criança. Pegue um galho bem grandão, pinte e ornamente com alguns enfeitinhos baratinhos desses que você acha em qualquer R$1,99.


2. Escada

Escada + pisca-pisca = que ideia massa! Adorei!


3. Pinhas

Super econômico! :) Só arrumar tudo bonitinho em um vaso de vidro, que você pode improvisar também, até com potes de plástico beeeem transparentes e lisinhos. Ah, e em alguns Estados, como no Paraná, você acha essas pinhas no meio do parque.


4. Rolinho de papel higiênico

Sim!!!! É só pintar o rolinho da cor que você preferir (dentro e fora), cortar em pedacinhos, tipo tirinhas, e amassa-las formando esses anéizinhos achatadinhos. Depois é só colar até formar uma estrelinha, como na foto. Prenda com uma fitinha, dê um lacinho e tcharaaaan: enfeite pronto!


5. Cabides

A foto se explica! Achei super criativo e bacana! Ah, e como não ocupa espaço é ideal pra uma Casa de Um, que normalmente é pequenininha!


thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...