segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Como decorar a sua sala com plantas e móveis rústicos


Por definição, aquilo que é rústico está relacionado a um ambiente campestre e é espontaneamente imperfeito e rudimentar. Por conta dessa naturalidade, este estilo de decoração tem ganhado cada vez mais fãs ao redor do mundo.

Na decoração rústica, saem itens extremamente trabalhados e entram peças com formas mais naturais e acabamentos não tão delicados, até mesmo imperfeitos. Itens feitos a partir de madeiras como madeira, além de plantas, ganham destaque.

Um dos grandes diferenciais da decoração rústica é o desejo de que cada parte do ambiente conte uma história e carregue uma bagagem. Quando se opta por não rebocar uma parede, por exemplo, há uma razão que leva a uma história de carinho e atenção a esse detalhe, como a lembrança da casa de campo da família.

Por isso, se você está pensando em aproveitar tudo que este estilo tão natural tem para oferecer, aqui tem diversos materiais e itens que podem compor uma sala de estar aconchegante e rica em um estilo rústico.

Vime
O vime é um dos materiais mais utilizados desde os primórdios da humanidade. Por conta da facilidade de ser encontrado e de sua versatilidade, o vime sempre foi um coringa para a sobrevivência da sociedade - quer algo mais rústico que isso?

A partir do vime, é possível fazer cestos, suplás, caixas, vasos e até mesmo móveis como mesas, cadeiras e sofás. Para fazer bonito com a sua decoração rústica, mantenha a cor natural do vime - um belo tom que varia entre o bege e o caramelo.

foto: Pinterest


Plantas
Plantas combinam com qualquer ambiente, e não seria diferente com um estilo rústico. Além de trazer mais vida e naturalidade ao espaço, as plantas melhoram a circulação do ar, ou seja, são ótimas para sua saúde!

As espécies com folhagens densas combinam muito com este estilo de decoração, mas flores também vão muito bem. Por isso, considere plantas como samambaias, suculentas, renda portuguesa, violeta pendente, azedinha, bromélias e orquídeas.

A lista é longa e, sem dúvidas, você encontrará uma plantinha - ou muitas - que combine com o seu estilo e com a tão sonhada sala de estar.

foto: Pinterest

foto: Pinterest

foto: Pinterest


Iluminação natural
Assim como quase tudo na decoração rústica, priorize a iluminação natural. Com este tipo de iluminação, a casa fica mais fresca, ampla e será ótimo para as plantas.

Valorize o espaço da sua janela com cortinas leves e transparentes, que permitam a entrada da luz. Também vale apostar em cores claras e neutras nas paredes, que darão uma sensação de amplitude quando em contato com a iluminação externa.

Se sua sala não tiver uma janela muito grande, utilize espelhos - eles ajudam a valorizar a iluminação natural e também podem combinar muito bem com uma decoração rústica. Aposte naqueles que possuem moldura desgastada para combinar com o estilo escolhido.

foto: Pinterest

foto: Pinterest

Estruturas aparentes
Acabamentos irregulares são muito bem-vindos na decoração rústica. Elementos que normalmente ficariam escondidos em outros estilos de decoração ganham destaque quando se quer dar um toque mais rústico ao ambiente.

Alguns itens de construção, em sua forma mais pura, são um grande trunfo na decoração rústica, como tijolos, vigas, pinturas lixadas ou manchadas. Além de criar texturas, estes elementos trarão cor e um toque diferenciado para sua sala.

Quando harmonizados com madeira, estruturas aparentes e elementos de construção trazem sensação de aconchego ao espaço, que fará com que você se sinta super confortável enquanto assiste um filme ou recebe visitas.


foto: Pinterest

foto: Pinterest


Cores claras
A madeira é um dos elementos mais comuns quando pensamos em decoração rústica. Apesar de sua versatilidade, é preciso tomar cuidado para que o uso deste material não deixe o ambiente pesado.

Uma das soluções para manter o equilíbrio na sua sala de estar é apostar em tecidos de cores leves, como tons pastéis, e que sejam naturais, como algodão e linho.

Aposte nestas cores para estofar cadeiras, sofás ou então para almofadas e cortinas. A variação ajudará a deixar o ambiente muito mais confortável e aconchegante.


foto: Pinterest

Cimento queimado
O cimento queimado tem ganhado muitos fãs. É uma textura econômica, de fácil aplicação e manutenção, que pode ser utilizada tanto como pisos e quanto paredes. O cimento queimado traz um ar charmoso para o ambiente e ajuda a resfriá-lo.

Em áreas urbanas, o cimento queimado tem ganhado destaque na cor cinza, mas sua origem é bem mais rústica: muitas casas rurais utilizam esta mistura de cimento e areia na cor vermelha - foi assim que este material ganhou o famoso nome de “vermelhão”.

foto: Pinterest



Madeira
A madeira é um dos principais materiais  para quem aposta em uma decoração rústica. Quando começamos a pensar em como utilizar este elemento na sala de estar, pensamos em móveis rústicos, feitos a partir de madeira de demolição, ou então um estilo clássico e colonial, em que os móveis são feitos com madeira maciça.


A madeira é um material muito versátil e que pode ser utilizado para construir sofás, mesas de centro, mesas laterais, painéis, racks e muito mais. Além disso, investir em um chão de madeira aumenta a rusticidade do ambiente.

foto: Elegancy Design

foto: Elegancy Design

foto: Pinterest
Recebi esse texto super bacana pelo email do Casa de Um.
Se você também tem conteúdo que achar interessante para o blog, é só enviar no casadeum@gmail.com 

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Fui morar sozinho, e agora? 5 dicas para arrasar nas tarefas domésticas!

A partir de agora, você é o responsável pela sua casa e isso pode ser mais simples - e mais barato - do que você imagina

Quando você vai morar sozinho (ou com o cônjuge ou com amigos), você passa a ter responsabilidade integral com a organização da sua rotina e com a manutenção da sua casa. 

Tantas novidades podem causar algum desespero no início, mas com um pouco mais de experiência, você irá se adaptar.


Sair da casa dos pais definitivamente é uma oportunidade de amadurecer, ser mais independente e usar sabiamente o seu orçamento. Entretanto, existem muitas tarefas que quase ninguém gosta de fazer em relação à casa, mas que deverão ser feitas para que você possa viver muito mais feliz.

Separamos algumas soluções que vão ajudar com os “problemas” mais comuns da vida solo, simplificando o seu dia a dia e sem estourar o seu orçamento:

1. Arriscar-se na cozinha

Cozinhar é um dos grandes desafios de quem está morando sozinho pela primeira vez. A boa notícia é que, quando se trata de comida, não existem muitas formas de errar e, se você cozinhar em casa, vai economizar uma boa grana, melhorar suas habilidades e ser muito mais saudável.



Alguns alimentos são verdadeiros coringas para uma dieta equilibrada e saborosa, como arroz, macarrão e legumes. As carnes são fáceis de serem preparadas, basta grelhar para que elas fiquem deliciosas. Frutas e castanhas são práticas para um petisco rápido ao longo do dia.

Ao cozinhar, fique atento ao prazo de validade dos itens. A maioria pode ser congelada para que você possa comer no dia que está sem tempo, porém, outros apresentam consumo imediato ou dentro de poucos dias.

2. Organizar o pagamento das contas
Pagar as contas em dia representa uma boa economia a ser feita com juros e multas, além de garantir que você não vai ficar sem os serviços essenciais, como energia elétrica e celular.

Se for possível, coloque todos os pagamentos no modo débito automático. Agrupá-los para a mesma data ou datas próximas, que coincidem com o recebimento do seu salário, é uma forma eficiente de evitar dívidas.



Coloque lembretes no celular ou na geladeira para conferir se todos os pagamentos realmente caíram no dia certo e, em caso negativo, resolva a situação imediatamente.

3. Aprender a arrumar a casa
Uma casa limpa e organizada traz muito mais qualidade de vida e até mesmo saúde. Você será o responsável por garantir esses efeitos positivos, mas não se preocupe, pois não é preciso de muito esforço.

Comece a arrumação adquirindo bons hábitos diários. Não acumule louça suja, retire o lixo das lixeiras, arrume a sua cama, se tirar algum item do lugar, devolva o mais rápido possível e, se não usar mais algum item, faça uma doação ou jogue fora.

Uma vez por semana, faça uma faxina na casa. Passar a vassoura no piso, remover o pó dos móveis e objetos e lavar cozinha, banheiro e área de serviço já vão deixar a casa limpa por mais tempo.

Periodicamente, faça uma faxina mais pesada, daquelas em que você arrasta todos os móveis, limpa a geladeira e o fogão, providencia a lavagem de tapetes e cortinas, passa um pano dentro dos armários e assim por diante.




4. Assinar um plano de lavanderia
Separar, lavar, secar, passar e dobrar as roupas toma muito tempo e dá trabalho. Por isso, quase sempre é vista como a tarefa doméstica mais detestada por qualquer morador.

Para simplificá-la e, ainda, garantir a higiene e a qualidade de todas as peças que você possui no guarda-roupas, você pode assinar um plano de lavanderia de roupas. Uma boa sugestão é a Lava e Leva. Fica mais barato do que levar tudo em uma lavanderia convencional e é muito mais prático do que lavar roupa em casa.

A empresa coleta as suas roupas, se responsabiliza por todo o processo de limpeza e devolve apenas depois de passar e dobrar uma por uma. A única tarefa que sobrará para você é guardar de acordo com a sua organização no armário.



5. Contratar serviços profissionais de confiança
Inevitavelmente, uma vez ou outra você precisará contratar um especialista para complementar habilidades que você não possui, como um eletricista ou um encanador. Saber onde procurá-los é muito importante para economizar e ter um serviço de qualidade na sua casa.

Se você mora em condomínio, muitas vezes o zelador pode se encarregar de pequenas tarefas. Caso contrário, converse com ele ou com vizinhos. Eles podem dar referências e passar os contatos de serviços na região.

Além disso, conte com a ajuda da internet para encontrar o especialista que você está precisando. Existem sites e aplicativos criados para esse fim, inclusive com os valores e com a avaliação de cada serviço para que você garanta o melhor custo-benefício para o seu lar.






Recebi esse texto super bacana pelo email do Casa de Um.
Se você também tem conteúdo que achar interessante para o blog, é só enviar no casadeum@gmail.com 

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...