segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Como decorar a sua sala com plantas e móveis rústicos


Por definição, aquilo que é rústico está relacionado a um ambiente campestre e é espontaneamente imperfeito e rudimentar. Por conta dessa naturalidade, este estilo de decoração tem ganhado cada vez mais fãs ao redor do mundo.

Na decoração rústica, saem itens extremamente trabalhados e entram peças com formas mais naturais e acabamentos não tão delicados, até mesmo imperfeitos. Itens feitos a partir de madeiras como madeira, além de plantas, ganham destaque.

Um dos grandes diferenciais da decoração rústica é o desejo de que cada parte do ambiente conte uma história e carregue uma bagagem. Quando se opta por não rebocar uma parede, por exemplo, há uma razão que leva a uma história de carinho e atenção a esse detalhe, como a lembrança da casa de campo da família.

Por isso, se você está pensando em aproveitar tudo que este estilo tão natural tem para oferecer, aqui tem diversos materiais e itens que podem compor uma sala de estar aconchegante e rica em um estilo rústico.

Vime
O vime é um dos materiais mais utilizados desde os primórdios da humanidade. Por conta da facilidade de ser encontrado e de sua versatilidade, o vime sempre foi um coringa para a sobrevivência da sociedade - quer algo mais rústico que isso?

A partir do vime, é possível fazer cestos, suplás, caixas, vasos e até mesmo móveis como mesas, cadeiras e sofás. Para fazer bonito com a sua decoração rústica, mantenha a cor natural do vime - um belo tom que varia entre o bege e o caramelo.

foto: Pinterest


Plantas
Plantas combinam com qualquer ambiente, e não seria diferente com um estilo rústico. Além de trazer mais vida e naturalidade ao espaço, as plantas melhoram a circulação do ar, ou seja, são ótimas para sua saúde!

As espécies com folhagens densas combinam muito com este estilo de decoração, mas flores também vão muito bem. Por isso, considere plantas como samambaias, suculentas, renda portuguesa, violeta pendente, azedinha, bromélias e orquídeas.

A lista é longa e, sem dúvidas, você encontrará uma plantinha - ou muitas - que combine com o seu estilo e com a tão sonhada sala de estar.

foto: Pinterest

foto: Pinterest

foto: Pinterest


Iluminação natural
Assim como quase tudo na decoração rústica, priorize a iluminação natural. Com este tipo de iluminação, a casa fica mais fresca, ampla e será ótimo para as plantas.

Valorize o espaço da sua janela com cortinas leves e transparentes, que permitam a entrada da luz. Também vale apostar em cores claras e neutras nas paredes, que darão uma sensação de amplitude quando em contato com a iluminação externa.

Se sua sala não tiver uma janela muito grande, utilize espelhos - eles ajudam a valorizar a iluminação natural e também podem combinar muito bem com uma decoração rústica. Aposte naqueles que possuem moldura desgastada para combinar com o estilo escolhido.

foto: Pinterest

foto: Pinterest

Estruturas aparentes
Acabamentos irregulares são muito bem-vindos na decoração rústica. Elementos que normalmente ficariam escondidos em outros estilos de decoração ganham destaque quando se quer dar um toque mais rústico ao ambiente.

Alguns itens de construção, em sua forma mais pura, são um grande trunfo na decoração rústica, como tijolos, vigas, pinturas lixadas ou manchadas. Além de criar texturas, estes elementos trarão cor e um toque diferenciado para sua sala.

Quando harmonizados com madeira, estruturas aparentes e elementos de construção trazem sensação de aconchego ao espaço, que fará com que você se sinta super confortável enquanto assiste um filme ou recebe visitas.


foto: Pinterest

foto: Pinterest


Cores claras
A madeira é um dos elementos mais comuns quando pensamos em decoração rústica. Apesar de sua versatilidade, é preciso tomar cuidado para que o uso deste material não deixe o ambiente pesado.

Uma das soluções para manter o equilíbrio na sua sala de estar é apostar em tecidos de cores leves, como tons pastéis, e que sejam naturais, como algodão e linho.

Aposte nestas cores para estofar cadeiras, sofás ou então para almofadas e cortinas. A variação ajudará a deixar o ambiente muito mais confortável e aconchegante.


foto: Pinterest

Cimento queimado
O cimento queimado tem ganhado muitos fãs. É uma textura econômica, de fácil aplicação e manutenção, que pode ser utilizada tanto como pisos e quanto paredes. O cimento queimado traz um ar charmoso para o ambiente e ajuda a resfriá-lo.

Em áreas urbanas, o cimento queimado tem ganhado destaque na cor cinza, mas sua origem é bem mais rústica: muitas casas rurais utilizam esta mistura de cimento e areia na cor vermelha - foi assim que este material ganhou o famoso nome de “vermelhão”.

foto: Pinterest



Madeira
A madeira é um dos principais materiais  para quem aposta em uma decoração rústica. Quando começamos a pensar em como utilizar este elemento na sala de estar, pensamos em móveis rústicos, feitos a partir de madeira de demolição, ou então um estilo clássico e colonial, em que os móveis são feitos com madeira maciça.


A madeira é um material muito versátil e que pode ser utilizado para construir sofás, mesas de centro, mesas laterais, painéis, racks e muito mais. Além disso, investir em um chão de madeira aumenta a rusticidade do ambiente.

foto: Elegancy Design

foto: Elegancy Design

foto: Pinterest
Recebi esse texto super bacana pelo email do Casa de Um.
Se você também tem conteúdo que achar interessante para o blog, é só enviar no casadeum@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...