quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

E a insônia...

Não conseguir dormir é reclamação recorrente de um monte de gente que mora sozinha. Eu mesma, volta e meia, sofro com esse problema e acho que depois que passei a morar só ele só piorou. As pesquisam dizem que  no Brasil, mais de 35 milhões de pessoas sofrem de insônia e 33% da população acima de 16 anos é corujinha da madrugada.




As razões são as mais variadas e vão muito além de você ficar pendurado na Internet até tarde vendo besteira. A rotina corrida e a má alimentação que fazem tanta parte do dia a dia de quem mora só agravam a situação. 


Quem é que nunca se sentiu assim
depois de uma noite daquelas?
O lado bom de morar sozinho e poder ir dormir a hora que bem entender reflete no dia seguinte quando você se sente parte do elenco de The Walking Dead. Mas dá pra melhorar, viu? Anota aí:

- Evite o álcool e o café. Melhor deixar a cervejinha com os amigos pra um dia em que não tenha obrigação com horários de levantar e dormir e o café como um ajudante - de leve - para acordar de manhã; 

- Quanto mais cedo puder ir à academia ou fazer um exercício físico, melhor. O corpo fica agitado e assim fica muito mais difícil cair no sono;

- Ter um horário fixo pra dormir e outro pra acordar é uma boa, assim você acostuma seu relógio biológico a uma rotina de atividade e repouso. Ah, horários certos pra comer e tomar banho também ajudam. Quando sua mãe pegava no seu pé com essas coisas, ela não estava tão errada, não, viu?

- Mantenha um ambiente escurinho e aconchegante pra dormir. Se você tem mania de dormir no sofá mesmo com a TV ligada, apenas pare! Arruma um cafofo legal pra você e durma bem!

Se mesmo você tomando essas medidas (de verdade mesmo, não pra inglês ver) não rolar e você continuar com o sono zoado, corra para um médico especialista e se trate. Não deve nem usar injeção... eu acho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...