Esse ano resolvi passar o revéillon de amarelo. Uma blusinha bem clarinha. Linda! Como a ocasião pede e... adivinha? Mesmo com todo cuidado, quando cheguei em casa percebi que tinha umas manchinhas de gordura nela. Então, ao invés de me render ao mau humor e amaldiçoar Murphy resolvi pegar umas dicas com gente mais experiente que eu e também com o tio Google e fazer uma listinha de como retirar certos tipos de manchas. Acho que vai ser útil pra muita gente!
Primeiro de tudo, o ideal é que a roupa com a mancha seja lavada imediatamente. Quanto mais tempo a sujeira ficar ali, maior será o ataque às fibras e mais impregnada ela vai ficar, dificultando a limpeza e favorecendo o desgaste do tecido.
Agora anotem os segredinhos de como tirar cada manchinha. Se tiver alguma faltando aí, avisa a gente! E se você souber mais dicas, compartilha também!
Como tirar manchas de...
- gordura: foi comer pastel e deixou escorrer óleo na roupa? Bom, você vai precisar ser rápido! Aplique farinha ou talco sobre a mancha, para que a gordura seja absorvida. Deixei por alguns minutos e retire.
- barro: se acontecer de manchar uma roupa com barro, o ideal é deixar que ele seque e depois raspar fora a parte endurecida. Se ainda restar uma mancha, lave com água fria e sabão. Se ainda assim, não sair, use álcool.
- café: água morna e glicerina resolvem o caso.
- esmalte: foi pintar as unhas e derrubou esmalte na roupa? Como é que você tira esmalte das unhas? Com acetona! E adivinha com o que você vai tirar a mancha da sua roupitcha? Acetona! Bingo!
- vinho tinto: brigou com a namorada e ela tacou a taça de vinho em você (que teeeeenso!)? Eu achei essa dica esquisita, mas que garantiram que funciona! Pra tirar a mancha é só colocar a roupa em uma vasilha com leite, ferver e deixar de molho até que a mancha desapareça.
ps: nós sabemos que essa história de roupa manchada é sempre uma boa desculpa pra iniciar uma conversa, digamos, mais profunda, (Manchou sua roupa? Deixa que eu sei limpar...) o que colocar esse post na categoria dos super úteis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário