segunda-feira, 8 de abril de 2013

À procura de uma nova Casa de Um (parte I)

Chegou o momento do qual eu sabia que não poderia escapar: o dia em que eu teria que procurar um novo imóvel onde morar.

Depois de muito olhar na Internet, anotar preços, localização e tudo mais, hoje foi o dia de ir visitar alguns dos apartamentos que me chamaram a atenção.
E, ai, que decepção...

Tem cada anúncio...
Aliás, tá aí uma coisa com a qual você vai ter que aprender a lidar quando for ver imóveis por aí. E isso inclusive nos sites das imobiliárias... Tem cada foto estranha! Umas muito escuras, umas mostram cantos da casa que você demora horas para decifrar, outras mostram sujeira no banheiro... enfim, não ajudam nada quem tá afim de procurar um lugar bacaninha onde ficar.
Por isso é importante, importantíssimo que você visite mesmo o imóvel. Tem coisas, como mau cheiro, sol excessivo, cachorros latindo o tempo todo ou vizinho que canta mal e alto que você só vai descobrir indo até o lugar... Claro que outros incômodos só se percebem na convivência mesmo, mas se você conseguir identificar alguns e avaliar se dá conta ou não de lidar com eles, já ajuda muito.

Mas o que é importante quando se procura um imóvel para alugar?

Tem que analisar BEM
a nova vizinhança
1. Localização - é importante saber onde você quer morar e estar por dentro da sua própria rotina. Perguntas como: é fácil ir ao trabalho/estudo daqui? / tenho facilidades (mercado, posto de gasolina, transporte urbano, farmácia) por perto? / esse lugar é seguro? são fundamentais.

2. Preço - não se enrosque. Analise bem seu orçamento e arrume um imóvel que se encaixe ao nível de vida que você tem. No caso de apartamentos, não se esqueça que além das despesas de aluguel e outras coisinhas mais como luz e telefone, você terá a despesa do condomínio.

3. Conservação - não adianta o preço do aluguel estar bom mas você viver gastando com eletricista e encanador. Um prédio velho pode dar tanto problema de manutenção quanto um carro velho, muito embora os imóveis mais antigos sejam muito maiores que os "apertamentos" de hoje. Claro que tudo é questão de avaliação, então olhe bem!

4. Móveis - já tem móveis? Veja se eles cabem no imóvel que você está alugando e quais seriam suas alternativas caso tenha que se desfazer ou guardar alguns deles. Se o imóvel tiver armários embutidos, principalmente nas cozinhas, melhor ainda! Assim você economiza e não precisar gastar grana com esse tipo de mobília.

Pagar direitinho pra não passar carão kkkk
5. Imobiliária - procure uma imobiliária ou um corretor confiáveis. Cuidado com documentos e analise bem as condições de pagamento. Aliás, existem opções para pessoas que não conseguem fiadores, informe-se sobre isso.

Enfim, nos próximos dias posto mais sobre a minha saga da procura de uma nova Casa de Um. Quem aí também estiver nessa, dá um grito e fala: eeeeeeu!

Até a próxima!


Um comentário:

  1. Falae Eve!

    Como eu já busquei vários apartamentos (me mudei umas 4x desde que estou aqui em Curitiba) posso dar umas diquinhas também?

    1. Ligue todas as torneiras, acenda todas as luzes. Em mais de um apartamento em que morei, pelo encanamento ser de ferro, algumas torneiras ficam inutilizáveis, ou te obrigam a deixá-las abertas um bom tempo, pois sai ferrugem com a água e demora até a água limpar. Isso toda vez que resolve abrir aquela torneira...

    2. Pergunte para outros moradores da vizinhança como é a fiação, se dá pra ligar mais de uma coisa ao mesmo tempo ou não. Pra mulher, que usa secador de cabelo, isso é bem importante, não dá pra sair desligando tudo da tomada pra secar o cabelo;

    3. Escolhido o apartamento e combinado com a imobiliária, exija uma vistoria BEM FEITA, de preferência com fotos. Quando se sai de um apartamento, sempre tentam te cobrar coisas que já estavam com problema quando você chegou, e se a vistoria não é bem elaborada antes de você entrar no apartamento, é difícil de contestar.

    ResponderExcluir

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...