sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Pendurando quadrinhos sem fazer confusão!

Quadros são um ótimo artifício para mudar o visual da casa e dar um up na decoração. O grande problema pra muita gente, no entanto, é a hora de pendurar. Ah, e acredite! Nem é pela dificuldade em furar a parede ou usar outro artifício (eu já ensinei em um post como usar as fitas dupla-face), mas pela questão de metragem e combinação de diferentes tamanhos de molduras.

Encontrei no Youtube esse vídeo ótimo que ensina você a pendurá-los sem medo de se arrepender depois. Dá uma olhadinha:


Aproveitei e reuni algumas ideias de composições que você pode fazer em sua casa! Ah, não deixe de conferir esse post com diversas figuras, ilustrações e pôsters totalmente grátis para você ter quadros que combinem com você.

foto: Pinterest


foto: Pinterest

foto: Pinterest

foto: Pinterest

foto: Pinterest

foto: Pinterest
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Evelise Couto é jornalista e moradora da @casadeum.

Depois de amargar um tempinho morando sozinha, agora divide a casa com um noivo, dois cachorros e uma tartaruga.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Na terceira idade, morar sozinho também pode ser um grito de independência

É comum quando falamos em morar sozinhos de logo associarmos essa situação com gente jovem, que saiu da casa dos pais ou que teve que se mudar para estudar ou trabalhar. Mas você sabia que, segundo dados do IBGE de 2012, ao menos 3 milhões e 700 mil brasileiros acima dos 60 anos moram sozinhos? É bastante gente, não é mesmo? Tenho certeza que você conhece ao menos um.

Se observarmos, grande parte deles eram pessoas que moravam com a família e que ficaram viúvos, ou cujos filhos foram se casando, saindo de casa até que acabaram, por fim, ficando sozinhos. Parece triste? Talvez pareça sim, mas não para todos eles. Para alguns, morar sozinho é sinônimo de independência e alegria. Pelo menos foi o que minha amiga Eliria Dieckow, de 66 anos, sempre transpareceu às pessoas que a conhecem.

Conheci a Eliria há uns 5 anos quando participava de uma comunidade do orkut para moradores de Campo Grande. Lá discutíamos de tudo, de futilidades a acontecimentos da cidade, de política a novela, de comportamento a discussões que, claro, não chegavam a lugar nenhum! Rs…
E ela estava sempre lá, participante, pronta para dar uma opinião. Confesso que demorei a descobrir a verdadeira idade dela, pois suas ideias eram sempre tão frescas que parecia mesmo que era jovem, como grande parte de nós, com a diferença que tinham muito mais sabedoria em seus comentários.
Eliria mora sozinha há 18 anos, desde que sua filha se casou, nesse entremeio, no entanto, dividiu algumas vezes a casa com familiares e tentou até engatar um segundo casamento, mas confessa que hoje valoriza muito a liberdade de morar só. “Faço o que gosto, na hora que me der vontade”, afirma categórica.
Disciplinada, não deixa de fazer suas refeições. Preguiça não tem vez por ali! Todos os dias, ela prepara seus pratos sempre preocupada em não desperdiçar. Quando pensa em um prato mais elaborado, reúne a família e divide com todos, o que também é uma maneira de estar mais próxima dos que ama. “Eu não me sinto sozinha nunca. Meus filhos, netos e meu bisneto sempre estão por perto, e quando eles não vêm aqui, eu vou visitá-los.”
Morar sozinha para Eliria é uma grande alegria, e fica a lição para muitos de nós que às vezes nos sentimos ‘forever alone’ e cheios de mimimi: é fundamental gostar de sua própria companhia. Amor próprio é item indispensável, cuidar de si mesma é algo que não pode ficar de lado nunca e acredita que seja por isso que viva tão bem. Ah, e fica a dica, corre no seu estojo, pega o marca texto e guarda bem essa frase incrivelmente simples da Eliria para o resto da vida: “Sou a pessoa que mais me ama.” Tenho certeza de que esse é o grande segredo desse sorrisão que nunca a deixa só.
Gostou desse post? Você pode conferi-lo também na editoria Lado B, do Campo Grande News, onde o Casa de Um tem uma coluna semanal! Não deixe de conferir!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Evelise Couto é jornalista e moradora da @casadeum.

Depois de amargar um tempinho morando sozinha, agora divide a casa com um noivo, dois cachorros e uma tartaruga.

Seu instagram é @evelise_

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Pallets deixam decoração mais bonita e barata

Você já deve ter visto por aí que os pallets são os queridinhos de quem gosta de uma decoração com um jeito mais pessoal, sustentável e principalmente de quem curte um lance mais DIY, faça você mesmo. Com razão, gente! Os pallets são baratos e resistentes e, com um cadinho de criatividade e ânimo, você pode transformá-los em móveis estilosos e únicos.

Os pallets podem ser encontrados em lojas de construção, madeireiras e depósitos, uma vez que eles são usados para a movimentação de grandes quantidades de mercadorias. Alguns lugares os vendem por um preço mínimo. Na minha cidade, por exemplo, tem uma loja de materiais de construção que vendem cada pallet por 2 reais! Que maravilha, né?

Antes de comprar, no entanto, é importante saber a procedência dele. Se ele já tiver sido utilizado para transportar agrotóxicos, venenos ou outros produtos nocivos, não compre.
Depois de adquirir, tenha em mente que você vai precisar tratá-los contra pragas, fungos e bactérias (além de lixar, claro). Impermeabilizantes podem te ajudar nisso. Aliás, impermeabilizar é fundamental para que a madeira não absorva umidade e acabe empenando ou até apodrecendo com o tempo.

Se você realmente pretende fazer um móvel com pallets usando suas próprias mãos tenha em mente que: você vai ter que lixar. Muito. Mas muito mesmo. Pra caramba! Os pallets têm muitas farpinhas e você não vai querer que seu sofá, por exemplo, rasgue as almofadas ou machuque suas visitas, não é mesmo? Para isso, quando for começar, use primeiro a lixa 60 (aquela bem grossa para madeira) e depois troque por uma mais fina, pode ser a 150 ou 180.

Na hora de pintar, não importa a cor que vai usar, primeiro você deve pintá-lo com tinta latex branca. Assim você faz o fundo para qualquer tinta que pretender usar. Feito isso, deixe o pallet descansar. A pintura deve secar de um dia para o outro. Só quando ele estiver bem sequinho você pode começar a pintar na cor desejada. Utilize tinta esmalte. Tanto faz se for acetinada ou brilhante, isso depende do efeito que você desejar. Aplique duas camadas ou quantas forem necessárias para que a madeira fique bem coberta e deixe secar novamente de um dia para o outro. Depois que estiver tudo bem sequinho, se você quiser, aplique verniz incolor pra deixar mais brilhosinho.

A montagem fica por sua conta. Você pode comprar rodinhas de silicone em lojas de marcenarias ou outros itens, como vidros, espelhos ou borrachinhas. Tudo depende do que você for fazer.

Seguem agora algumas ideias super bacanas que encontrei no Pinterest:

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Evelise Couto é jornalista e moradora da @casadeum.

Depois de amargar um tempinho morando sozinha, agora divide a casa com um noivo, dois cachorros e uma tartaruga.

Seu instagram é @evelise_

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...