quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Pallets deixam decoração mais bonita e barata

Você já deve ter visto por aí que os pallets são os queridinhos de quem gosta de uma decoração com um jeito mais pessoal, sustentável e principalmente de quem curte um lance mais DIY, faça você mesmo. Com razão, gente! Os pallets são baratos e resistentes e, com um cadinho de criatividade e ânimo, você pode transformá-los em móveis estilosos e únicos.

Os pallets podem ser encontrados em lojas de construção, madeireiras e depósitos, uma vez que eles são usados para a movimentação de grandes quantidades de mercadorias. Alguns lugares os vendem por um preço mínimo. Na minha cidade, por exemplo, tem uma loja de materiais de construção que vendem cada pallet por 2 reais! Que maravilha, né?

Antes de comprar, no entanto, é importante saber a procedência dele. Se ele já tiver sido utilizado para transportar agrotóxicos, venenos ou outros produtos nocivos, não compre.
Depois de adquirir, tenha em mente que você vai precisar tratá-los contra pragas, fungos e bactérias (além de lixar, claro). Impermeabilizantes podem te ajudar nisso. Aliás, impermeabilizar é fundamental para que a madeira não absorva umidade e acabe empenando ou até apodrecendo com o tempo.

Se você realmente pretende fazer um móvel com pallets usando suas próprias mãos tenha em mente que: você vai ter que lixar. Muito. Mas muito mesmo. Pra caramba! Os pallets têm muitas farpinhas e você não vai querer que seu sofá, por exemplo, rasgue as almofadas ou machuque suas visitas, não é mesmo? Para isso, quando for começar, use primeiro a lixa 60 (aquela bem grossa para madeira) e depois troque por uma mais fina, pode ser a 150 ou 180.

Na hora de pintar, não importa a cor que vai usar, primeiro você deve pintá-lo com tinta latex branca. Assim você faz o fundo para qualquer tinta que pretender usar. Feito isso, deixe o pallet descansar. A pintura deve secar de um dia para o outro. Só quando ele estiver bem sequinho você pode começar a pintar na cor desejada. Utilize tinta esmalte. Tanto faz se for acetinada ou brilhante, isso depende do efeito que você desejar. Aplique duas camadas ou quantas forem necessárias para que a madeira fique bem coberta e deixe secar novamente de um dia para o outro. Depois que estiver tudo bem sequinho, se você quiser, aplique verniz incolor pra deixar mais brilhosinho.

A montagem fica por sua conta. Você pode comprar rodinhas de silicone em lojas de marcenarias ou outros itens, como vidros, espelhos ou borrachinhas. Tudo depende do que você for fazer.

Seguem agora algumas ideias super bacanas que encontrei no Pinterest:

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)

(fonte: Pinterest)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Evelise Couto é jornalista e moradora da @casadeum.

Depois de amargar um tempinho morando sozinha, agora divide a casa com um noivo, dois cachorros e uma tartaruga.

Seu instagram é @evelise_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...