domingo, 30 de abril de 2017

Maionese de batata: uma receita e um pouco da minha história

Eu fui a primeira da minha família a nascer no Mato Grosso do Sul. Na década de 80, meus pais deixaram o Paraná de mala, cuia, muitos sonhos e quatro filhos para o estado que havia sido criado há pouquíssimos anos e era promessa de evolução e um futuro promissor.

Não sei como teria sido a vida de todos se eles tivessem decidido continuar por lá ou se tivessem ido pra outro canto,  mas sei que Campo Grande hoje é a base da minha família, onde meus irmãos se tornaram adultos, encontraram suas profissões e tiveram suas próprias famílias.
Eu, na época do boom migratório no estado, não era nem planejada, rs. Nasci em 1984, com meus manos todos adultos e fazendo uma baita surpresa pra todo mundo kkkk

Hahahaha! Surpresa! Cheguei!

Aqui na cidade todo mundo é meio forasteiro. Do meu círculo de amizades mesmo, são raros os que tenham nascido por aqui ou que sejam filhos de pais naturais daqui. São paulistas, mineiros, paranaenses, gaúchos... o que torna a nossa rotina uma baita mistura.

A culinária eu acredito que seja o que mais mostra isso. Comemos chipa por causa dos paraguaios, sobá por causa dos japoneses e, na hora do churrasco uma maionese de batata vai muito bem siiiim de acompanhamento, um costume trazido pelos paranaenses e pelos gaúchos. E é aqui que chegamos à receitinha de hoje, rs.

Primeiro, pra deixar bem claro, aqui no MS a gente ama um churrasco. Tudo é razão pra assar uma carne acompanhada de mandioca cozida. Puxa, chego a salivar só de pensar! Ah, e curiosidade pra você que não é daqui, nossa mandioca é amarelinha e saborosa como uma manteiga.

Porém, em cada casa que você for aqui no estado vai encontrar variações. Na casa da minha família e na do Daniel, por exemplo, churrasco tem que ter maionese de batata.

E minha mãe fazia uma maionese de batata, que pelo amor de Deus. Infelizmente, não deu tempo de eu pedir a receita pra ela. Meu gosto pela cozinha apareceu na marra depois que ela partiu, mas puxando da memória (e vendo também minhas irmãs fazendo), consegui finalmente reproduzir a receita que hoje quero aqui dividir com vocês. Acredito que não seja igual a dela, aliás, tenho certeza que está longe de ser gostosa como a dela, mas até que quebrou um galho... rs...

Essa receita dá pra duas pessoas. Porção pequena porque o blog é pra quem mora sozinho né, rs...
Vamos lá:

Maionese de Batata Casa de Um

Ingredientes
- 3 batatas médias
- 1 ovo cozido
- Maionese
- Sal
- Limão

Para fazer:
Descasque as 3 batatas e corte em pedaços. Eu corto em pedacinhos pequenos, de 2 a 3 centímetros. Ponha para cozinhar em uma panela com bastante água e duas colheres (sopa) rasas de sal. Deixe cozinhar beeeeeem, até ela ficar molinha. Ah, ela deve ficar molinha mas não desmanchando muito, ok?

Enquanto as batatas cozinham, ponha  1 ovo para cozinhar. É importante que a gema fique durinha, por isso, são necessários 10 minutos de cozimento. Após cozido, descasque e pique o ovo.

Quando as batatas estiverem cozidas, escorra-as e coloque em uma tigelinha. Deixe elas esfriarem um tempinho, cerca de uns 20 minutos.
Separe 1/3 delas e amasse com um garfo e um pouquinho de sal. Misture esse amassadinho às outras batatas junto com uma colher de sopa de limão (se você gostar de mais azedinho, pode espremer mais um pouquinho), junte os pedacinhos de ovo e adicione duas colheres de maionese. Misture tudo beeeeem misturadinho e pronto!
Agora é deixar na geladeira por mais uma meia horinha, 45 minutos e pode servir! O segredo é servir ela bem geladinha.

Fácil demais, né? Mais uma fotinho pra ficar com água na boca:



Ah, além disso, você pode adicionar à receita também outros legumes cozidos como a cenoura, por exemplo, e também podem colocar cheiro-verde, azeitonas picadas.

Tentem essa arte em casa também e me mandem fotos do resultado! Vou adorar postar lá no Instagram @casadeum.


quinta-feira, 27 de abril de 2017

Dicas preciosas para quem mora sozinho se virar bem até quando o pote não abre

Desde que passei a morar sozinha comecei a colecionar truques maravilhosos que salvaram algumas situações da minha vida. No fim das contas eles também servem para casa de dois, três, quatro... enfim, valem para todo mundo!


E qual a graça de conhecer esses truques tão bacanas e não poder compartilhar com os outros? Por isso, essa semana, fiz um apanhado com alguns dos truques mais úteis que já me ensinaram e espero que também possam ajudar vocês! Anotem aí:
Como saber se os ovos podem ser consumidos?
Quem aí já quebrou o ovo e só depois descobriu que ele estava podre??? EU!!!! Eca! E foi um nojo! Isso não teria acontecido se eu soubesse que é só colocar ovo em um copo com água fria. Se ele flutuar, descarte! Está estragado. Só serve para jogar no coleguinha na hora de comemorar o aniversário! Hehehehe…
Ah, outra dica! Antes de quebrar o ovo direto no que você tá fazendo, quebre-o em um potinho pra ter certeza de que não tá colocando um ovo zoado na sua receitinha

Pão dormido e gostoso
Só tem o pão de ontem e bateu a fome? Para deixá-lo gostoso de novo esfregue um cubo de gelo sobre ele e coloque no forno por 10 a 12 minutos. Ou embrulhe em um papel-toalha e deixe por 1 minuto no micro-ondas.
Eu também.

Assadeira manchada
Só eu fico com vontade de sumir quando vejo aquela assadeira toda manchada em cima da pia para euzinha lavar? Acredito que todo mundo. A dica para acabar com as manchas é diluir uma colherinha de bicarbonato de sódio em um copo de água e esfregá-las um pouco, depois é só deixar a assadeira de molho por algumas horas, esfregar novamente e enxaguar.
Aquele pote que não abre
Sabe aquele pote de azeitonas que desafia toda a sua força e não abre? Ele pode deixar de bancar o durão com você. É só usar uma luva de borrachas e segurar beeeeem firme na hora de girar a tampa.
Tire os sapatos
Assim que chegar em casa, tire os sapatos! Isso ajudará muito a diminuir a frequência com a qual você terá que limpar o chão da sua residência.
Sujeirinha escondida
Sabe aquela sujeira que fica embaixo da geladeira que você só vai conseguir tirar se arrastar a dita cuja? Tem jeito de fazer isso sem sofrer muito! Guarde aquele rolo do papel-toalha e coloque na ponta do cano do aspirador. Você pode dar uma amassadinha na ponta e ir chegando nos cantinhos mais difíceis.
Chama os colegaaaa! Fazer faxina é tão legal, rs...

E você tem alguma dica que já salvou seu dia a dia? Conta pra gente

terça-feira, 25 de abril de 2017

Dicas para quem vive trocando de endereço e adora acumular o que não precisa

Quem mora sozinho já deve ter feito pelo menos uma mudança de casa na vida. E, convenhamos, tem coisa mais chata e trabalhosa do que mexer com mudança?
Bom, eu já mudei de casa algumas vezes, com ou sem minha família, e todas as vezes foram bastante cansativas… parecia que encaixotar suas coisas, levar para a outra casa, desencaixotar e ainda deixar tudo arrumadinho, durava uma eternidade. A pergunta é sempre a mesma: 
Como é que eu consegui acumular tanta coisa na vida, meu Deus???

Desde a minha última mudança, decidi o seguinte: não acumulo mais o que não preciso. Isso ajuda muito na funcionalidade da minha casa e é excelente para quem mora sozinho, uma vez que normalmente moramos em espaços menores, com menos armários e pouco espaço para guardar nossos pertences.
Existem algumas regras muito boas que podem te ajudar na hora de desapegar e que eu, pessoalmente, tento seguir:
- Se a roupa não serve mais ou está encostada no guarda-roupa há mais de 6 meses, passe para frente. Com certeza vai ser de bom uso para outra pessoa. Pode ser até um amigo ou um vizinho, sua diarista, um colega no trabalho. Algumas meninas que eu conheço fazem mini bazares do desapego e trocam entre elas roupas, sapatos e acessórios que não usam mais. Outra opção muito legal é juntar peças que estão em boa condições e doar para alguma instituição. Faz bem para a sua organização, para o seu coração e pode ajudar muito o dia de outra pessoa
- Ainda na vibe “bazar”, que tal organizar os livros que você já leu ou gostaria de passar para frente em uma mini feirinha com amigos? Também dá pra fazer isso com CDs, jogos de videogame ou o que der na sua telha. Outra opção é doar esses itens. Livros são muito bem vindos em bibliotecas comunitárias, por exemplo. Além disso, no centro de Campo Grande existem sebos onde você pode vender e descolar alguns troquinhos com os itens descartados;
- Utensílios de cozinha também podem passar por uma triagem. Sabe aquele mundo de potinhos que você vai acumulando? Então, desapega, colega! Ah, e não esqueça, plásticos são materiais recicláveis. Se no seu bairro tem coleta seletiva de lixo, melhor ainda! Separe-os ao descartar;
- O liquidificador quebrou? O secador de cabelos pifou? Mandar arrumar, ao contrário do que muitos dizem, pode sim ser uma opção viável. Se não tiver jeito, também não fique acumulando itens estragados em casa. Descarte ou passe pra frente. Você não imagina o tanto de maneiras existem de reaproveitar esses materiais;
- Tem uma regra de ouro para saber o que pode ou não ir para o descarte: se você usar uma das frases “um dia eu vou usar” ou “um dia eu vou precisar”, descarte! Seja sincero consigo mesmo;
- Comprou uma máquina de costura achando que ia começar a reformar e customizar todas as suas roupas e a coitada tá lá, encostada num canto, pegando poeira? Ponha à venda! Existem muitos grupos no Facebook que podem te ajudar nessa tarefa.
Desapegar é uma tarefa que te ajuda em vários aspectos da vida. Faz a energia boa fluir pela casa, auxilia na hora de se organizar e abre espaço ao que realmente é importante no seu dia a dia. 
Quer uma dica boa? Aproveite o próximo feriado e ponha em prática essa listinha de sugestões!
E você, é um acumulador ou desapega fácil? 

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Para economizar, tem aplicativo que controla até a cantoria no banho

Tá cansado de ir conferir as notícias e ver tudo aumentando o preço e o seu orçamento cada vez mais apertado? De fazer e refazer as contas e não ver nada fechando? Aff, anda dando até um desânimo, né?

Quando se mora sozinho isso pode se tornar ainda mais angustiante, pois nem sempre temos a quem recorrer quando o bicho pega, então o jeito é se virar e fazer economia.

Eu, pessoalmente, sempre que posso procuro ajuda em ferramentas que possam ajudar a me organizar, uma vez que organização não é lá meu forte. Hoje, então, resolvi listar 3 aplicativos que têm me ajudado nessa tarefa diária de otimizar o orçamento e ainda conseguir fazer sobrar um troco para dar uma saidinha nos fins de semana.
1. Guia Bolso
O legal desse app é que ele pode ser usado pelo computador ou pelo smartphone. Mas há que se confiar, é necessário inserir os dados da conta do banco, pois ele puxa as informações para fazer o gerenciamento das suas finanças. Os desenvolvedores do programa garantem que ele conta com módulos de proteção instalados, que reforçam a segurança, e não permitem que sejam feitas movimentações de terceiros na sua conta. Pelo aplicativo ainda é possível criar planejamentos e descobrir em quais categorias que você gastou mais do que devia.

2. Nossa energia
Além de te fazer economizar, ele também educa o usuário a utilizar a energia elétrica de forma consciente, trazendo informações e dicas sobre consumo inteligente, um jogo e uma calculadora para que você saiba quanta energia consome em casa. A calculadora inclui uma lista de aparelhos que a pessoa tem em sua residência. Assim, dá para conferir detalhadamente o consumo.



3. Sai Desse Banho
Você é daqueles que ficam cantarolando durante o banho? Ou ficam lá viajando na maionese? Bom, saiba que a cada minuto embaixo do chuveiro você consome 9 litros de água, amiguinho! Esse app vai te ajudar a não desperdiçar mais. Ele funciona assim: você define previamente o tempo que pretende ficar no banho e entra debaixo do chuveiro. Ao fim do tempo programado, uma música irritante começa a tocar bem alto, algo como uma mistura de brega, axé e música eletrônica que só para quando você corre para desligar.



E você, tem algum aplicativo de celular que te ajuda a organizar o dia a dia e economizar uns trocados? Conta pra gente lá na nossa fanpage.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Chega de sofrência! É possível não ficar deprê morando sozinho

Esse texto não foi escrito pelo Pablo do Arrocha, mas é pura sofrência. Não, pera, não é bem assim… na verdade, é exatamente para você não precisar cair nessa armadilha da tristeza da solidão.
Querendo ou não quem mora sozinho, uma hora ou outra vai acabar se sentindo meio só. Afinal, não tem pra quem você contar as novidades do dia, o domingo à tarde às vezes pode ser meio deprimente e no final das contas aquela pizza que você pede pra matar a sua fome nem vai ser dividida com ninguém. É, amiguinho, como diria Alceu Valença, a solidão devora.
Quando passei a morar sozinha, confesso que o silêncio da casa me deixava meio perturbada, mas como a gente se acostuma com tudo na vida, depois de um tempo eu comecei até a apreciá-lo. Ainda assim, há que se tomar cuidado, para essa tristezinha que bate vez ou outra não vire algo mais pesado. Não dá pra bancar a Bridget Jones e se jogar no sofá cantando All By Myself toda santa noite, tá? Aliás, você sabia que no Brasil, nada menos que 10% da população sofre de depressão? É muita gente!


Então, como lidar com isso? É preciso ter em mente que ajuda profissional pode ser bem vinda. Fazer uma terapia, procurar um psicólogo para ouvir sobre sua rotina e ajudar a organizar os seus pensamentos pode ser uma estratégia muito útil e saudável. Mas no dia a dia existem pequenas atitudes que podem te ajudar. Vamos a elas:
- Ocupe-se: tenha um hobby, leia um livro, faça uma maratona de séries, vá correr. Evite passar muito tempo à toa ou o tédio pode tomar conta da sua vida. E lembre que a vovó dizia: “mente vazia, oficina do diabo”, é pois é… ela não estava muito errada. Um jeito muito legal e saudável de ocupar o tempo é praticando uma atividade física, pelo menos compensa uma provável má alimentação. Além do mais é uma boa para se socializar, fazer amigos, bater um papo. Praticar um esporte pelo qual você se envolva aumenta os níveis de endorfina e noradrenalina, que dão sensações de bem estar, afastando o mau humor e a tristeza.

- Escolha filmes alegres: olha, eu confesso que às vezes eu gosto de um filme triste pra chorar mesmo, aliviar a alma, descongestionar as vias, enfim, no fundo, no fundo existe uma menina chorona dentro de mim, rs… mas eu vou dar um conselho no maior estilo “faça o que eu falo, não faça o que eu faço”: evite essa programação! Tem dias que a gente já está se sentindo a última das pessoas, aí passa Marley & Eu na TV… não, amigos. Apenas, não. Troquem o canal.


- Não se renda à comida (muito menos à bebida): quem nunca, né? Dá aquela falta do que fazer, aí depois uma vontade de se entupir de Bis… ou você perde o sono à noite e desanda numa garrafa de vinho… Rs… Bom, de vez em quando, tudo bem, mas muita, muita atenção para que nenhuma das duas coisas vire rotina. Sua saúde não vai curtir e ficar doente morando sozinho, não é nada legal.
- Seja um bom amigo de si mesmo: lembra aquela música do Titãs que dizia “eu não sou um bom lugar, aqui eu já não fico mais”? Então, não vai rolar. Você tem que aprender a se acostumar com a sua própria companhia. Curta-se! Curta-se como quiser. Cozinhe para si mesmo. Faça uma geral nas suas coisas. Faça um dia da beleza. Ande pelado na casa. Sente-se no sofá com os pés em cima sem ninguém reclamar. Dance no meio da sala. Seja, acima de tudo, seu rei e seu reino.


- Tenha contatos: cultive seus amigos, colegas e parentes queridos. Converse, espaireça, convide-os para dar uma volta no parque, para tomar um tereré, para dividir um chopp e um pastel, enfim, socialize. Mas atenção: procure gente que te faça bem de alguma maneira e que possa adicionar aos seus dias. Essa dica, eu sei, vale pra todo mundo, morando sozinho ou não, mas mais ainda para quem está nessa situação. Não se isole, tenha com quem contar, nem que seja para dividir um programa de índio. Ah, e muito importante também, seja simpático com seus vizinhos, conviva bem com eles. É sempre bom ter com quem contar por perto.


E você, o que faz para despistar a solidão? Mande sua sugestão lá na fanpage do Casa de Um.

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...