domingo, 30 de abril de 2017

Maionese de batata: uma receita e um pouco da minha história

Eu fui a primeira da minha família a nascer no Mato Grosso do Sul. Na década de 80, meus pais deixaram o Paraná de mala, cuia, muitos sonhos e quatro filhos para o estado que havia sido criado há pouquíssimos anos e era promessa de evolução e um futuro promissor.

Não sei como teria sido a vida de todos se eles tivessem decidido continuar por lá ou se tivessem ido pra outro canto,  mas sei que Campo Grande hoje é a base da minha família, onde meus irmãos se tornaram adultos, encontraram suas profissões e tiveram suas próprias famílias.
Eu, na época do boom migratório no estado, não era nem planejada, rs. Nasci em 1984, com meus manos todos adultos e fazendo uma baita surpresa pra todo mundo kkkk

Hahahaha! Surpresa! Cheguei!

Aqui na cidade todo mundo é meio forasteiro. Do meu círculo de amizades mesmo, são raros os que tenham nascido por aqui ou que sejam filhos de pais naturais daqui. São paulistas, mineiros, paranaenses, gaúchos... o que torna a nossa rotina uma baita mistura.

A culinária eu acredito que seja o que mais mostra isso. Comemos chipa por causa dos paraguaios, sobá por causa dos japoneses e, na hora do churrasco uma maionese de batata vai muito bem siiiim de acompanhamento, um costume trazido pelos paranaenses e pelos gaúchos. E é aqui que chegamos à receitinha de hoje, rs.

Primeiro, pra deixar bem claro, aqui no MS a gente ama um churrasco. Tudo é razão pra assar uma carne acompanhada de mandioca cozida. Puxa, chego a salivar só de pensar! Ah, e curiosidade pra você que não é daqui, nossa mandioca é amarelinha e saborosa como uma manteiga.

Porém, em cada casa que você for aqui no estado vai encontrar variações. Na casa da minha família e na do Daniel, por exemplo, churrasco tem que ter maionese de batata.

E minha mãe fazia uma maionese de batata, que pelo amor de Deus. Infelizmente, não deu tempo de eu pedir a receita pra ela. Meu gosto pela cozinha apareceu na marra depois que ela partiu, mas puxando da memória (e vendo também minhas irmãs fazendo), consegui finalmente reproduzir a receita que hoje quero aqui dividir com vocês. Acredito que não seja igual a dela, aliás, tenho certeza que está longe de ser gostosa como a dela, mas até que quebrou um galho... rs...

Essa receita dá pra duas pessoas. Porção pequena porque o blog é pra quem mora sozinho né, rs...
Vamos lá:

Maionese de Batata Casa de Um

Ingredientes
- 3 batatas médias
- 1 ovo cozido
- Maionese
- Sal
- Limão

Para fazer:
Descasque as 3 batatas e corte em pedaços. Eu corto em pedacinhos pequenos, de 2 a 3 centímetros. Ponha para cozinhar em uma panela com bastante água e duas colheres (sopa) rasas de sal. Deixe cozinhar beeeeeem, até ela ficar molinha. Ah, ela deve ficar molinha mas não desmanchando muito, ok?

Enquanto as batatas cozinham, ponha  1 ovo para cozinhar. É importante que a gema fique durinha, por isso, são necessários 10 minutos de cozimento. Após cozido, descasque e pique o ovo.

Quando as batatas estiverem cozidas, escorra-as e coloque em uma tigelinha. Deixe elas esfriarem um tempinho, cerca de uns 20 minutos.
Separe 1/3 delas e amasse com um garfo e um pouquinho de sal. Misture esse amassadinho às outras batatas junto com uma colher de sopa de limão (se você gostar de mais azedinho, pode espremer mais um pouquinho), junte os pedacinhos de ovo e adicione duas colheres de maionese. Misture tudo beeeeem misturadinho e pronto!
Agora é deixar na geladeira por mais uma meia horinha, 45 minutos e pode servir! O segredo é servir ela bem geladinha.

Fácil demais, né? Mais uma fotinho pra ficar com água na boca:



Ah, além disso, você pode adicionar à receita também outros legumes cozidos como a cenoura, por exemplo, e também podem colocar cheiro-verde, azeitonas picadas.

Tentem essa arte em casa também e me mandem fotos do resultado! Vou adorar postar lá no Instagram @casadeum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...