quarta-feira, 7 de março de 2012

Lavar roupa, uma arte

Dentre várias coisas novas na minha vida, a experiência com a máquina de lavar é uma novidade. Sempre soube pelo menos o básico: é preciso separar roupas de cor de roupas brancas e claras e... e só. Resultado, manchei muita roupa com amaciante, zoei uma calça jeans, algumas toalhas viraram pano de chão e consegui estragar a mangueirinha da máquina de um jeito bem idiota.

Então, em uma pesquisa com pessoas adultas (daquelas que usam a máquina e me deixam orgulhosa) consegui anotar algumas dicas que agora vou compartilhar com vocês.

Um cesto desses ajuda mto na hora
de separar e recolher a roupa
1. Separando
Faça grupinhos: roupas de cor, roupas claras e roupas delicadas.
Lave cada um deles separadamente e as roupas delicadas, não tem jeito é na mão mesmo.

2. Olhe peça por peça
Algumas delas terão que ser preparadas pra lavagem. Tem sujeira que não há máquina no mundo que tire, tem que dar uma esfregada antes.
Feche ziperes, botões e ganchinhos. Olhe os bolsos e vire-os do avesso! Acredite, lavagem de dinheiro não é legal. Além disso, se sobrar algum lencinho de papel dentro de um deles, você vai ter diversão por uma semana pra tirar os fiapinhos brancos de suas roupas.

Antes de tudo, verifique se não
há nenhum intruso na máquina
3. O amaciante
Sim, essa porcaria mancha. Eu juro que não sabia. Mas mancha.
Se a sua máquina não tiver o compartimento certo para colocar o amaciante, o ideal é que você o despeje na hora em que a roupa estiver na fase de enxágue. O meu problema é que eu não sabia disso e muito menos que havia um compartimento na máquina (oi?). Outra coisa, não banque o exagerado. Coloque exatamente a quantia especificada pelo fabricante. Aliás, a tampinha não tem aquele formato à toa. Use-a como medidor. Sei que são dicas idiotas, mas acredite, queria saber delas antes.
Bom, se assim como as minhas, suas roupas mancharam com o amaciante, aqueles alvejantes do tipo Vanish ou um sabão em barra sem cor e sem fragrância podem ajudar a retirar.

4. A máquina
Eu espero, de coração, que você tenha uma, porque lavar um monte de roupa na mão deve ser a treva!
Aqui em casa, o modo de usar da lavadora fica colado na parede pra que eu nunca me perca. Aí na sua, o ideal é que você leia o manual de instruções para fazer os ajustes de tipo de ciclo, altura da água, essas coisas...
Minha mãe ficaria orgulhosa do meu varal! #not
Ah, algumas roupas com bordados, tecidos delicados, detalhes de metal devem ser lavadas à mão, ok?

5. Pendurando
Como já vi minha mãe fazendo mil vezes com as roupas no varal: do avesso e abertas, assim secam mais rapidamente. Nunca dobre calças pra secar, o ideal é você pendurar pelas pernas mesmo. Uma dica boa pra facilitar na hora de passar a camisa é deixá-la secar já em um cabide de plástico, pois o de madeira pode acabar manchando o tecido.



E pra você lavar roupa com estilo, lá vai uma ótima canção pra te acompanhar!


Um comentário:

  1. balde + sabão de glicerina + boa vontade é o que eu sigo, porque eu moro num apê alugado sem possibilidade de colocar máquina. e agora, josé?

    ResponderExcluir

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...