terça-feira, 6 de março de 2012

Hóspedes da casa - Receita de panqueca "simprona"

A partir de agora vai rolar a seção "Hóspede da Casa"! Nela você vai poder conferir dicas, experiências, receitas e colaborações de outras pessoas que moram ou já moraram sozinhos e querem fazer parte da Casa de Um.

Hoje, quem participa é Daniel Francelino, um cara que já morou muito solito mas que hoje divide o teto com sua esposa. Viu, como nem todo mundo vai ser forever alone pra sempre? =D

Segue abaixo sua super receita de massa de panqueca que todo solteiro sem experiência na cozinha dá conta de fazer. Ele garante.


1 copo de trigo (240~250 g de trigo)
1 copo de leite (250 a 300 ml de leite)
1 a 2 ovos (ovo grande: um só. Ovo pequeno ou médio, dois)
1 pitada de fermento em pó quimico (pode ser uma colherinha daquelas de café)
1 liquidificador que funcione.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata por um minuto ou até a massa ficar homogênea (nada de ficar trigo grudado nas paredes do copo do liquidificador, hein? Se for o caso, use uma espátula-pão-duro ( e eu disse PÃO duro, seu pervertido) pra retirar o trigo mais rebelde e reincorporá-lo à massa.

Com a sua chapa, frigideira ou panela elétrica já quente, coloque um fio de óleo, azeite ou um tanto de manteiga/margarina, mesmo que o revestimento seja antiaderente. Comece a despejar a massa sobre a superfície no centro. A massa líquida vai escorrer uniformemente. Lembre que, quanto mais líquida a massa, mais fininha fica a panqueca. Se o leite estiver morno, ela fica mais fina ainda e o fermento cresce mais.

Se for na frigideira, vá movimentando-a pra massa espalhar enquanto cozinha. Com uma espátula de material que NÃO RISQUE o revestimento da panela ou chapa, vc desgruda a panqueca e com alguma habilidade, vira o lado que estava pra cima para baixo. Feito isso, após uns poucos segundos (20 a 30, dependendo da crueza da massa), vc usa a espátula para retirar a panqueca e a coloca num prato ou outro recipiente em que ela caiba aberta.

Essa receita rende 8 panquecas de massa grossa, de uns 15cm de diâmetro. Vc pode temperar a massa com shoyu (tudo fica bom com shoyu, até shoyu!). O recheio é da sua escolha: doce, salgado, ou você pode fazer igual gringo e colocar mel em cima pra comer no café da manhã. 



Quer fazer como o Daniel e dividir alguma dica ou experiência com a gente? Então é só enviar seu texto para casadeum@gmail.com e ele vai ser publido na íntegra, como o dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...