quinta-feira, 26 de abril de 2012

Feriadão à vista: aprendendo a fazer malas

Feriadão chegando e junto com ele chega a oportunidade de fazer aquela viagem. Só que a euforia de ir ver outras paisagens passa assim que você se lembra que tem pela frente a missão de fazer a mala.


E agora? Levar o quê? Nunca cabe nada nessa mala!

Calma, criançada. Acompanhe este passo-a-passo e, como dizia aquele comercial de uma agremiação religiosa: pare de sofrer!

Essa mala aqui eu fiz pra passar o final de semana da Páscoa, de três dias. Com bagagem minha e da minha esposa. E tudo isso numa mala dessas que dá pra levar tranquilamente dentro dos limites que as empresas aéreas tratam como bagagem de mão. E, não é pra me gabar não, mas minha forma de organizar mala já me rendeu elogios até de militar... E eu toda vida fui e continuo sendo civil! :D

Bora começar!

Comece separando o que vc pretende levar de roupas e outros objetos. Pode fazer isso sobre a cama, pra facilitar.

Feito isso, abra a mala sobre a cama, ou sobre uma mesinha ou banquinho pra facilitar o trabalho.



A primeira peça a se colocar na mala são as calças. Aqui nesse caso, as jeans.
Coloque-as assim como está na foto, ocupando o fundo da mala e deixando as pernas para fora.


Se tiver mais de uma, coloque-as uma em direção contrária à outra.


Dê preferência a camisetas que não amassem, como as de dry-fit, um tecido sintético que não precisa ser passado, na maior parte das vezes. A melhor forma de colocá-las é fazendo “rolinhos”.



Com um pouco habilidade, dá pra fazer o mesmo com as camisetas de algodão e elas não amassam ou amassam o mínimo possível.



Como eu disse que a mala tinha roupas de um casal, tenho que pensar em como arrumar as roupas da minha esposa de forma a não amassar também.
Aqui, um macete que uso pra conservar os sutiãs com bojo que ela tanto gosta: coloco um par de meias dobrado dentro, entre um bojo e outro, pra não danificar a armação deles.


O que fazer com os shorts das meninas?


Dobrar e...


Fazer um “rolinho”!



Fiz o mesmo processo dos rolinhos com os vestidos dela, saias e blusas.

Como ainda tinha espaço, usei os cantos para colocar os itens de higiene, como sabonete (dentro de uma saboneteira), desodorante meu e dela, perfume, proteção para aquela situação mensal pela qual as mulheres passam, meu barbeador elétrico e os carregadores dos nossos dois celulares e mais o carregador do barbeador.

Nos espaços que ainda restaram, usei os pares de meia e peças íntimas (também em forma de rolinhos) para “travar” os objetos e evitar que eles se esparramem e amassem as roupas.



Parece mentira, mais ainda coube nessa malinha de 45 x 25 x 35cm nossos dois pares de chinelos e uma blusa de moleton!
Fora as escovas de dentes, creme dental e um barato, porém pequeno e resistente, pente Carioca (pode merchan?) de plástico.


Lembram que lá no começo eu disse pra deixar a metade de cada calça para fora da mala?
Olhaí em cima e embaixo o porque:
Você pega as pernas de uma das calças e põe por cima das roupas...



E alterna com a outra, passando em cima das pernas da primeira calça. E faça assim, alternadamente.
E... pronto! Caso sua mala tenha aqueles elásticos que se entrelaçam, USE! Porque eles funcionam e não estão lá à toa. Um engenheiro gastou tempo e a empresa pra qual ele trabalhou gastou dinheiro pra inventar aquilo. Então, valorize a inteligência de quem pensou em facilitar a sua vida!

Pra terminar, mais umas dicas:

- Não sabe quantas peças de roupa levar? Siga essa fórmula aqui:
Se for ficar, por exemplo, 4 dias, leve 4 camisetas +1 de reserva (fora a que vc já estará vestindo). Se é do tipo que precisa de uma roupa específica pra dormir, leve mais duas para este fim.

No caso de roupa íntima, leve num número que seja o dobro do número de dias que for passar. Se são 4 dias, leve 8 peças (8 calcinhas ou 8 cuecas). Para o cso das meninas, a quantidade de sutiãs ou tops varia com a frequência com que vocês trocam essas peças e a forma que vocês combinam com a parte de baixo da roupa, se é que se prendem à combinar, né?

Para as meias, leve a quantidade de dias mais 2. Então: 4 dias, 6 meias, pois tem dias que os pés podem suar muito e exigir o uso de mais de um par de meias.

Essa é pras meninas: Quantos pares de calçado levar? Considere que um você já vai levar nos pés. Leve um tênis ou outro que seja confortável e mais um par que lhe agrade. Assim, você já tem três pares para quatro dias. Pode parecer pouco, mas, é surpreendentemente suficiente. Lembrando que eu estou tratando de organizar uma mala pequena como a que usei pra ilustrar o texto.

Ah, isso foi pra uma viagem de carro ou de ônibus. Se for de avião e a empresa insistir em despachar a sua bagagem (pode acontecer), é bom ser prevenido e levar consigo uma bolsa a tiracolo com uma ‘muda de roupa’, como dizia minha mãe, por que vai que a empresa aérea faz a gentileza de extraviar a sua bagagem. Pelo menos roupa pra trocar uma vez você ainda terá.

Quanto tempo eu gastei pra fazer essa mala aí? Uma hora. E ainda tava tirando as fotos.

Então, não dói fazer as malas, crianças!

Agora é fechar e pegar a estrada (ou a rota de vôo)!


Daniel Francelino é jornalista, colaborador da Casa de Um, detalhista e exímio arrumador de malas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...