quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Dia de faxina: dicas que vão te ajudar no juízo final

Lamento muito, mas se tem uma coisa que não dá pra escapar é do fatídico dia da faxina. Tem vezes que parece praticamente o Juízo Final, aquele dia em que todo o seu desleixo com a casa será finalmente julgado e suas sujeiras limpas (ou não).

Há quem consiga manter a casa limpa sempre, pois mantém uma rotina de limpeza. Coisa aliás que funciona muito bem! Dedicar um dia para lavar as roupas, outro para passar, um para lavar o banheiro, outro para limpar a casa... mas, olha confesso que admiro quem consegue ter esse tipo de disciplina

Se você é daqueles que deixam tudo pra um dia só, seguem umas dicas que você pode usar no dia a dia para te ajudar:

1. Quando estender as roupas para secar, coloque camisas e blusas que precisam ser passadas para secar penduradas em cabides. Isso vai facilitar muito na hora de passar e algumas nem vão precisar ser desamarrotadas;

2. Tomou banho? Jogue um pouco de água (sem sabão) no box... habitue-se a limpá-lo após o banho. Isso evita o vidro de ficar manchadinho;

3. Fritou um hamburger e sua cozinha ficou um nojinho? Use vinagre para limpar as peças do fogão, azulejos e vidros. Ele é um poderoso agente desengordurante e é barato;

4. Por mais que esteja quente, evite que as janelas fiquem abertas o dia todo. O pó e a poluição acabam sujando o piso, os móveis e encardindo as cortinas. Não deixe de abrir as janelas durante algum período do dia, o ar precisa circular em sua casa;

5. Lave as toalhas de banho separadamente. Seu tecido é muito grosso e fica pesado quando molhado. No fim, acaba danificando o tecido das roupas com o tempo. E acredite em mim, isso acontece. *música triste*

Futricando na Internet para saber quem mais abordou o assunto, achei o Papo de Homem, que publicou um artigo super bem humorado, o Manual da Faxina para Ogros.

"Faxina se inicia com concentração, atenção e uma lista de prioridades. Faxina não é futebol. Não tem dois tempos. Jamais comece pela manhã e termine à tarde. Jamais passe mais tempo olhando e reclamando da sujeira do que com uma vassoura ou com um pano nas mãos. Sua casa não tem self clean. A casa da sua mãe tinha."



Vale muito o clique! 

E para deixar sua faxina muito mais legal, a gente preparou uma playlist pra você! Dá o play and let the games begin!








---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Evelise Couto, 30 anos, jornalista e moradora da @casadeum. Depois de amargar um tempo morando sozinha, agora divide a casa com um noivo, dois cachorros e uma tartaruga. Péssima com as contas de casa e um fiasco na faxina. Vai se virando como pode.

Seu instagram é @evelise_.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Cozinha de Um: Oi, meu nome é risoto! #guestpost

Quando a Evelise me chamou para escrever aqui, a princípio imaginei falar sobre as agruras da solidão (toca sofrência no fundo). Pensava no post enquanto batia as panelas com Luna (a gatinha tricolor) se enroscando nas minhas pernas. Estava preparando uma omelete “by Lyrinha”, como dizem meus amigos, ou seja, claro que levava um toque ~gourmet~: fiz um ovo com cogumelo porque, meu bem, eu não sou obrigada. 
Moro só há cerca de 3 meses e T-O-D-O mundo (incluindo minha mãe) jogou sobre minha cabeça a seguinte sentença (raios e trovões na trilha sonora): VOCÊ NÃO VAI COZINHAR PRA VOCÊ MESMA MORANDO SOZINHA. Bom gente, desculpe a decepção coletiva, mas munida da minha panela wok maravilhosa, eu passei a cozinhar muito mais do que antes. Inclusive desenvolvendo receitas muito minhas, que eu quero, a partir de agora, dividir com vocês. 
O desafio de se viver sozinho e gostar de cozinhar é um só: desperdício. Mas eu desenvolvi algumas técnicas que, ao longo das postagens vou dividindo com vocês. Hoje quero falar sobre a menina dos meus olhos e de todo mundo pra quem eu cozinho: o risoto. Aquela delícia italiana! Mangiare!
Eu conheço um leque até bacana de sabores de risoto, mas tem um que é sucesso em todos os jantares. Esses dias preparei pra 9 familiares, me senti naquela prova do Masterchef com os parentes me assistindo. Preparei meu risoto de limão siciliano com queijo gouda e fiz um pernil suíno assado na cerveja (receita pra outro post). Meu pai serviu um pouquinho com aquela face de “nhéé”, porque ele é nordestino marrento que só gosta de arroz e rabada, e ele mesmo repetiu três vezes! Ou seja, arrasei né. 
Segue a receita minha gente! Espero que gostem!


Risoto de limão siciliano by Lyrinha
Ingredientes do arroz: 
- duas xícaras de arroz arbóreo
- duas xícaras de vinho branco seco
- 1 cebola picada miudinha
- azeite de oliva a gosto
- água morna
- caldo de legumes caseiro (que inclui cenoura, cebola, alho e qualquer legume que você tiver na geladeira como abobrinha, além de ervas e pimenta)
- queijos parmesão e gouda
- Raspa e suco de um limão siciliano (se preferir mais azedo, usar dois limões)
- Sal e pimenta a gosto
Rende risoto para 4 pessoas. 
Preparo:
Em uma panela coloque os legumes e os temperos em meio litro de água. Não deixe levantar fervura, deve ser água morna. Abafe os legumes, não precisa de sal. Esse é o caldo de legumes de todos os risotos e pode ser congelado. Reserve. 
Em uma panela larga frite a cebola com o azeite até começar a dourar. Coloque o arroz e frite por alguns minutos, até o arroz ficar transparente com o interior branco. Jogue o vinho branco e deixe o álcool subir, sempre mexendo. Quando começar a ferver, jogue uma concha de água com caldo de legumes. Não pare de mexer. 
Acerte o sal, pimenta, e continue mexendo até começar a cozinhar. Continue mexendo o risoto. Quando provar e o dente tiver uma "pontinha" aldente, jogue suco do limão, as raspas e mexa bem. Desligue o fogo, jogue os queijos, mexa. Sirva imediatamente. 
Prato feito, pronto para deixar a galera do Instagram
com água na boca!
Dicas:
- Evite colocar o queijo muito antes porque ele perde o “puxa”, ou seja, aquele puxadinho e acaba derretendo.
- Esse risoto fica bom com bacon bem fritinho também.
- Uma opção é colocar só as raspas de limão. Outra dica é usar cúrcuma pra deixar o arroz amarelinho.
- O caldo de legumes pode ser substituído por aquele de tablete, fervido da mesma forma, mas eu prefiro fazer porque fica mais perfumado.
- Esse risoto fica divino como acompanhamento de carne suína.

C’est la vie e até o próximo prato!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lyra Libero, 25 anos, jornalista com dois empregos que divide seu escasso tempo livre entre suas três gatas Luna, Pan e Pagu e na batalha para manter a casa livre de insetos e de energias ruins. Prendada na cozinha porém um desastre nos outros serviços domésticos. Gosta das pessoas sorrindo quando levam o garfo à boca, mas não convida ninguém para jantar e sim para “um rango”. Adora filmes no melhor estilo “food porn”. Munida de sua panela wok presente da avó, é imbatível nos risotos, massas e outras receitas.  

domingo, 18 de janeiro de 2015

Como diria Lulu, "eu tô voltando pra casa"


Dá o play:

Casa by Lulu Santos on Grooveshark

O Casa de Um começou no final de 2011, quando percebi que uma boa estratégia pra minha recente solitude em casa ficaria um pouco mais organizada se eu colocasse na ponta do lápis tudo o que sentia e aprendia nesse processo. Com isso na cabeça, resolvi começar a escrever o blog. A aceitação foi muito rápida. Diversos amigos, conhecidos e pessoas de outros cantos do país que passavam pela mesma situação que eu me motivavam ainda mais a continuar as postagens e compartilhar dicas, ideias e a interagir com essa galera que estava na mesma barca furada que eu.

Quem acompanhava o blog deve lembrar do Raj,
mas o resto da turma é nova
Algum tempo depois, minha casa de um, virou de 5: 1 noivo, 2 cachorros e 1 tartaruga. E aí, escrever para quem morava sozinho me parecia quase que uma fraude, rs...

Mas eu confesso, sentia falta de escrever por aqui e, como disse minha amiga Evelyn, quando não estamos mais na casa dos pais, vamos morar "sozinhos". Não importa se esse "sozinho" inclui irmãos, amigos, namorados, maridos, cachorros, gatos, tartarugas, hamsters, peixes e um zelador pra cuidar do zoológico inteiro. 


A Casa de Um dela tem
um cactus e um peixinho!
Assim, digo que o Casa de Um voltou. Agora com a colaboração fixa da minha amiga e jornalista Thaís Pimenta que tem experimentado essa aventura de ter que se virar sozinha e de alguns outros amigos que, ocasionalmente, aparecerão por aqui em alguns posts colaborativos.


Espero que gostem e sejam bem vindos de volta à Casa de Um.


Estamos tirando a poeira da casa e voltando com tudo!



thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...