quinta-feira, 26 de abril de 2012

Feriadão à vista: aprendendo a fazer malas

Feriadão chegando e junto com ele chega a oportunidade de fazer aquela viagem. Só que a euforia de ir ver outras paisagens passa assim que você se lembra que tem pela frente a missão de fazer a mala.


E agora? Levar o quê? Nunca cabe nada nessa mala!

Calma, criançada. Acompanhe este passo-a-passo e, como dizia aquele comercial de uma agremiação religiosa: pare de sofrer!

Essa mala aqui eu fiz pra passar o final de semana da Páscoa, de três dias. Com bagagem minha e da minha esposa. E tudo isso numa mala dessas que dá pra levar tranquilamente dentro dos limites que as empresas aéreas tratam como bagagem de mão. E, não é pra me gabar não, mas minha forma de organizar mala já me rendeu elogios até de militar... E eu toda vida fui e continuo sendo civil! :D

Bora começar!

Comece separando o que vc pretende levar de roupas e outros objetos. Pode fazer isso sobre a cama, pra facilitar.

Feito isso, abra a mala sobre a cama, ou sobre uma mesinha ou banquinho pra facilitar o trabalho.



A primeira peça a se colocar na mala são as calças. Aqui nesse caso, as jeans.
Coloque-as assim como está na foto, ocupando o fundo da mala e deixando as pernas para fora.


Se tiver mais de uma, coloque-as uma em direção contrária à outra.


Dê preferência a camisetas que não amassem, como as de dry-fit, um tecido sintético que não precisa ser passado, na maior parte das vezes. A melhor forma de colocá-las é fazendo “rolinhos”.



Com um pouco habilidade, dá pra fazer o mesmo com as camisetas de algodão e elas não amassam ou amassam o mínimo possível.



Como eu disse que a mala tinha roupas de um casal, tenho que pensar em como arrumar as roupas da minha esposa de forma a não amassar também.
Aqui, um macete que uso pra conservar os sutiãs com bojo que ela tanto gosta: coloco um par de meias dobrado dentro, entre um bojo e outro, pra não danificar a armação deles.


O que fazer com os shorts das meninas?


Dobrar e...


Fazer um “rolinho”!



Fiz o mesmo processo dos rolinhos com os vestidos dela, saias e blusas.

Como ainda tinha espaço, usei os cantos para colocar os itens de higiene, como sabonete (dentro de uma saboneteira), desodorante meu e dela, perfume, proteção para aquela situação mensal pela qual as mulheres passam, meu barbeador elétrico e os carregadores dos nossos dois celulares e mais o carregador do barbeador.

Nos espaços que ainda restaram, usei os pares de meia e peças íntimas (também em forma de rolinhos) para “travar” os objetos e evitar que eles se esparramem e amassem as roupas.



Parece mentira, mais ainda coube nessa malinha de 45 x 25 x 35cm nossos dois pares de chinelos e uma blusa de moleton!
Fora as escovas de dentes, creme dental e um barato, porém pequeno e resistente, pente Carioca (pode merchan?) de plástico.


Lembram que lá no começo eu disse pra deixar a metade de cada calça para fora da mala?
Olhaí em cima e embaixo o porque:
Você pega as pernas de uma das calças e põe por cima das roupas...



E alterna com a outra, passando em cima das pernas da primeira calça. E faça assim, alternadamente.
E... pronto! Caso sua mala tenha aqueles elásticos que se entrelaçam, USE! Porque eles funcionam e não estão lá à toa. Um engenheiro gastou tempo e a empresa pra qual ele trabalhou gastou dinheiro pra inventar aquilo. Então, valorize a inteligência de quem pensou em facilitar a sua vida!

Pra terminar, mais umas dicas:

- Não sabe quantas peças de roupa levar? Siga essa fórmula aqui:
Se for ficar, por exemplo, 4 dias, leve 4 camisetas +1 de reserva (fora a que vc já estará vestindo). Se é do tipo que precisa de uma roupa específica pra dormir, leve mais duas para este fim.

No caso de roupa íntima, leve num número que seja o dobro do número de dias que for passar. Se são 4 dias, leve 8 peças (8 calcinhas ou 8 cuecas). Para o cso das meninas, a quantidade de sutiãs ou tops varia com a frequência com que vocês trocam essas peças e a forma que vocês combinam com a parte de baixo da roupa, se é que se prendem à combinar, né?

Para as meias, leve a quantidade de dias mais 2. Então: 4 dias, 6 meias, pois tem dias que os pés podem suar muito e exigir o uso de mais de um par de meias.

Essa é pras meninas: Quantos pares de calçado levar? Considere que um você já vai levar nos pés. Leve um tênis ou outro que seja confortável e mais um par que lhe agrade. Assim, você já tem três pares para quatro dias. Pode parecer pouco, mas, é surpreendentemente suficiente. Lembrando que eu estou tratando de organizar uma mala pequena como a que usei pra ilustrar o texto.

Ah, isso foi pra uma viagem de carro ou de ônibus. Se for de avião e a empresa insistir em despachar a sua bagagem (pode acontecer), é bom ser prevenido e levar consigo uma bolsa a tiracolo com uma ‘muda de roupa’, como dizia minha mãe, por que vai que a empresa aérea faz a gentileza de extraviar a sua bagagem. Pelo menos roupa pra trocar uma vez você ainda terá.

Quanto tempo eu gastei pra fazer essa mala aí? Uma hora. E ainda tava tirando as fotos.

Então, não dói fazer as malas, crianças!

Agora é fechar e pegar a estrada (ou a rota de vôo)!


Daniel Francelino é jornalista, colaborador da Casa de Um, detalhista e exímio arrumador de malas. 




quinta-feira, 19 de abril de 2012

Papel alumínio 1001 utilidades

O Casa de Um ganhou uma colaboradora  que vai deixar a vida de nós que moramos sozinhos, muito mais simples. Com dicas bacanas, que vão desde a parte de utilidades até a culinária propriamente dita, a chef de cozinha Vera Chaves chega para trazer à rotina dos sozinhos qualidade de vida.

Hoje ela ensina como o papel alumínio, aquele de rolinho mesmo, tem muitas utilidades e pode facilitar seu dia a dia em casa.

1. Afiar tesoura e faca– é simples, e parece até brincadeira, mas é só pegar um pedaço de papel, amassar e usar a tesoura para cortar o papel. Repita o processo até 10 vezes e ... Tãrã!!!! Sua tesoura ou faca estão prontas pra qualquer serviço (que perigo!) 

2. Chega de pinga-pinga! – é incrível como as coisas em casa de solteiro estragam e parece que sempre é naquele período do mês em que a grana está curta! Bom, se apareceu uma goteira no teto e não tem como arrumar no momento, a dica é cobrir o furo com papel alumínio. Como ele é impermeável e moldável, irá segurar se a chuva chegar.

3. Meia cebola– não é porque você quase não abre sua geladeira que ela precisa ter aquele cheirinho de azeda, né? Além disso, quem curte abrir a geladeira e sentir aquele cheiro forte da cebola que não foi usada? Eca! A dica é cobrir  a cebola com filme plástico e depois com uma folha de papel alumínio. Além do cheiro não sair, a cebola manterá sua umidade como se tivesse sido cortada no ato que for usar.

4. Economia de energia - essa é pra galera que tem que passar roupa e quer economizar energia (a sua e a elétrica): cubra a mesa de passar com papel alumínio deixando a parte brilhante para cima. Por cima do papel coloque um lençol ou tecido de algodão. O alumínio irá refletir o calor e só de passar um lado da roupa o outro já ficará liso também.

5. Sem veda-rosca– já passei por essa: se o parafuso ou a porca não encaixam nem que a vaca tussa e você, claro casa de solteiro, não tem veda-rosca é só enrolar papel alumínio neles. Ele fará a pressão necessária para que fique tudo bem preso. Bingo!

6. Qual lado? – você sabe responder qual lado do papel alumínio deve ir em contato com os alimentos que vão ao forno? Se você respondeu que o lado correto é o lado mais brilhante por ser também a parte mais lisa, você é um garoto esperto e acertou! Desse modo, a carne não irá grudar e tudo ficará bem assado. Merece até um biscoitinho, heim, campeão?

7. Uma mão na limpeza – você já deve ter visto por aí e vale a pena usar, o papel alumínio realmente é um ótimo protetor de sujeira para a hora de cozinhar. Forre o forno e fogão com ele sempre que for assar, fritar ou fazer algo que possa sujá-lo.

8. Conservar frutas– um problema que todo morador sozinho enfrenta é o de fazer aquele esforço pra não deixar as frutas estragarem. O papel alumínio é um grande aliado na conservação de frutas fora da geladeira, pois mantem a umidade natural das frutas. Enrole-as em papel alumínio e sua duração será tanto quanto se elas estivessem na refrigeração. Ótima dica também para você poder levar uma maçã pro trabalho sem perder sua qualidade! ;)

9. Limpa sujeira difícil– eu não sei vocês, mas quando a comida gruda no fundo da panela, a minha vontade é jogar a panela fora e comprar uma nova! Hahaha! Mas com essa dica, tenho certeza que não preciso mais pensar nisso. Se a comida grudou no fundo da panela ou na assadeira e não sai é só amassar um pedaço de papel alumínio e esfregar. A sujeira irá se soltar com facilidade.


10. Cone multiuso– essa vai pros prendados de plantão. Fez cupcakes e precisa de um funil ou mesmo de um saco para confeitar? Faça com o papel alumínio. Ele é moldável e impermeável, assim ganha qualquer formato e não suja suas mãos.

Quer dividir alguma dica ou experiência? Manda pra gente: casadeum@gmail.com, @casadeum ou curta nossa page no Facebook.


terça-feira, 17 de abril de 2012

Turismo Single: conhecendo Nova York

Segundo números do IBGE, existem cerca de 74 milhões de solteiros no Brasil, isso sem contar os separados, viúvos, divorciados e aposentados, que somam mais 11 milhões de solitários. Essa fatia da sociedade, no entanto, tem se mostrado um grande nicho para o turismo que criou inclusive um segmento específico para esse público, chamado de Turismo Single. Com a intenção de atender especialmente as pessoas solteiras, muitas agências montam pacotes e roteiros específicos para quem vai embarcar sozinho.

Considerada uma das cidades mais interessantes para esse tipo de turismo, Nova York é um ótimo destino pra quem quiser encontrar solteiros do mundo todo. Segundo Frank Miranda, da agência de turismo Jaó Tur, a cidade é deslumbrante em qualquer época do ano em que você for, o que é uma dica valiosa, já que há aqueles lugares que só são legais e bonitos no verão ou atraentes no inverno.  "O Central Park coberto de neve no inverno, é cenário de filme mesmo! Para você que nunca viu/tocou/lambeu a neve, vale a pena! Dá pra visitar um museu por dia ou simplesmente passear, mas passear MUITO! Tire mil fotos e aproveite por que NYC é perfeita!", conta.

O lugar é tão incrivel que todos os dias você pode parar para ouvir ao som que estão tocando ao vivo, assistir algum espetáculo no anfiteatro, fazer um típico picnic ou simplesmente descansar no gramado, curtindo o clima e lendo um livro. Há concertos ao ar livre de arrepiar, da New York Philarmonic Orchestra, de jazz, ópera, dentre vários outros. Enfim, uma vasta programação! No inverno dá para fazer aqueles bonecos de neve, basta levar uma cenoura, uns botões, um chapel e um cachecol de brechó! Imperdível, e o mais legal, de graça!

Ah, e se bateu aquela fome, existe um serviço delivery pra quem tem iPad e iPhone! Outra dica valiosa para passear muito é comprar o New York CityPass. Com este cartão você economiza e entra sem filas nas principais atrações e museus de New York. 

Outros pontos que não podem faltar, segundo Frank, são a Estátua da Liberdade, o clássico Empire State Building, o Grand Central Terminal (estação de trem tradicionalíssima), a St. Patrick’s Cathedral com seu estilo gótico e para você mulher ou fã de Sex and the City, uma novidade espetacular de te fazer dar gritinhos histéricos: o Sex and the City Tour! Com ele você seguirá os sofisticados passos de Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda! Conhecerá os lugares badalados que elas “freqüentam”, as lojas bacanérrimas, os bares, os drinks, tudo como no seriado! Simplesmente o máximo!

Reserve um tempo também para passear à toa, curtindo cada pedacinho da cidade, vendo as lojas, os prédios com escada na fachada e trepadeiras iguais aos filmes, as pessoas e as tendências. 

SoHo, forma abreviada de South of Houston, é a área situada ao sul da West Houston St. - que é também o limite do Village. Depois de anos abandonado como distrito industrial, ganhou vida e muito charme! Lá é a meca da moda de vanguarda, com lojas badaladas como a Comme Des Garçons. Há também  ótimos  restaurantes como o Balthazar e o Nobu. Aproveite e vá ao Dean & Deluca para um almoço rápido e delicioso! Atravesse a rua e delicie-se na Kate´s Paperie, que é um paraíso de papéis artesanais, simplesmente lindo! Se você aprecia coisas para casa e jardim irá enlouquecer com as lojas charmosas de móveis e objetos, como Portico, Bed & Bath e a Pottery Barn. Não perca a arquitetura da loja da Prada e a Apple, com todas as novidades de iPads, iPhones, iPods e tudo mais que os moderninhos adoram!

Coloque em seu roteiro também Chinatown. Muitas lojas com produtos típicos, onde vendem de chá a louças chinesas a preços mega-convidativos, lojinhas de peças de marfim e jade e milhares de restaurantes com pratos típicos de Cantão e Xangai, dão um charme a este bairro tão diferente. O Chinese New Year é uma festa móvel, caindo em janeiro ou fevereiro super colorida com dragões e milhares de fogos de artifício.

Enfim, Nova York é o destino perfeito para você que gosta de aventurar-se só ou que quer dar um tempo para si mesmo! As opções de passeios são várias, tendo dinheiro para torrar ou não! Basta ter vontade e não ter frescura para andar, pois a cidade muda a cada esquina, a cada quarteirão; e quando você se dá conta, já rodou vários quilômetros só andando!


Se você ficou louco pra conhecer esta cidade e descobrir esses e outros lugares incríveis da Big Apple, o pessoal da Jaó Tur pode te dar uma super mãozinha, com opções para todos os bolsos e sonhos.

Jaó Tur -  (67) 3321-0002
www.jaotur.com.br 
jaotur@terra.com.br 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Coisas que aprendi morando sozinha


1. a roupa que cai no chão, que fica pendurada na cadeira, em cima da cama ou jogada em algum canto não volta para o cabide espontaneamente;

2. a máquina de lavar roupa não é tão inteligente quanto você pensava;

Até acabar todos os copos do armário...
3. sim, foi você que sujou tantos copos;

4. se você saiu de casa e não arrumou a cama, quando você voltar, como mágica, ela vai continuar· desarrumada;

5. não, ninguém perdeu seu controle remoto;

6. não, você não tem ninguém pra culpar pela perda do controle remoto;

Muita diversão...
7. comida não se cozinha sozinha, louça não é autolimpante e água não brota naturalmente nas forminhas de gelo quando elas se esvaziam;

8. conversar com o cachorro, gato, passarinho ou peixinho dourado é natural;

9. o telefonema é sempre para você;

10. ter todos os telefones de delivery à mão é questão de sobrevivência;

11. após lavada, a roupa não se pendura sozinha para secar no varal;

12. amigos são boa companhia, filmes são boa companhia, o cachorro é ótima companhia;

13. desenvolver manias e hábitos estranhos é normal;

14. não ter ninguém para comentar a programação da TV é meio deprimente;

Microondas são mais úteis que
mta gente que eu conheço
15. ninguém vai te acordar aos berros e te chamando de preguiçoso nem mesmo se você perder a hora pro trabalho;

16. o microondas é o melhor amigo do homem e da mulher que moram sozinhos;

17. existem mais de 5 sabores de miojo, além do miojo da Mônica e o laranjinha de galinha caipira;

Mais difícil de encontrar
do que nota de 100...
18. se quiser continuar tendo uma refeição gostosa e rápida, é melhor você não saber como os nuggets são feitos;

19. as chances de uma barata entrar voando em sua casa são 89% maiores se você morar sozinho;

20. arrumar uma diarista boa é muito mais vantagem que um namorado que preste;

21. assistir filme de terror sozinho não é uma boa ideia;

22. roupa branca muda de cor;

23. um dia de atraso para tirar o lixinho da cozinha corresponde a dois dias de casa fedida;

24. antes de sair de casa feche todas as janelas mesmo que esteja um sol de rachar lá fora;

25. cada ano que você mora sozinho, você amadurece 3.


thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...