segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Sinto falta mas não quero de volta



Posso dizer que saí de casa bem cedo, com 19 anos decidi que estava na hora de ter um cantinho só meu.  Esse amadurecimento precoce me fez valorizar algumas pequenas coisas (talvez até luxos) que tinha na casa de mamãe e que hoje, por motivos financeiros (ou por outros), não tenho mais.

Já viu quanto custa?

1. Sinto falta de ostentar Yakult, por exemplo, na casa de mainha sempre tinha. Lá em casa vai ser raro encontrar essa delícia na geladeira, qualquer tipo de iogurte também, palmito, etc, etc...

2. Sinto falta de chegar em casa e estar tudo limpinho, tudo passadinho, organizado. Eu não tenho diarista, people, por isso as coisas só se organizam na minha casa de um quando crio coragem para arrumar, isso pode demorar alguns dias (ou talvez até alguns meses)

3. Alguém pra lavar a louça e a roupa? Alguém? Não, só tem euzinha mesmo, por isso penso duas vezes antes de fazer uma festinha em casa, ou comprar um novo look, por exemplo.

image
oooops..
                                              

4. Sinto falta de ter alguém pra contar como foi o dia. Parece bobo, mas não é. Seus pais serão sempre os mais interessados pelos pequenos detalhes da sua vida, seus amigos te amam mas nem sempre estão afim de saber os problemas do trabalho. Nesses momentos opte por falar as abobrinhas do seu dia no Twitter, funciona comigo.

image
Desabafando no Twitter,quem nunca?

5. Sinto falta de não ter que ir ao banco todos os meses pagar minhas contas. Vamos combinar que é uma das partes mais chatas de se morar sozinha, enfrentar as filas de lotéricas e bancos...

6. Sinto falta de chegar em casa e sentir o cheirinho da comida pronta. Admiro muito quem tem humor e vontade de cozinhar pra si todos os dias. Eu ainda opto por comidas menos saudáveis e mais práticas.

7. Sinto falta de ser mimada quando a saúde não está lá grandes coisas. Sou muito carente nesse aspecto, por isso sempre que a garganta inflama ou que bate aquela dor de cabeça mais forte eu (ainda) corro pros braços de mainha e de papito, não sou de ferro, gente!


8. Sinto falta de cometer pequenos furtos no armário da minha senhora. Sabe como é, as vezes a blusa nova que mamãe comprou ficaria tão mais legal com aquela minha calça de cintura alta, mas é isso aí, aos poucos aprendi a me contentar com minhas próprias roupas e sapatos (e bolsas, e brincos e makes... hahaha)


Quero dizer que sinto saudade de viver esses momentos, mas não passa disso. A liberdade que tenho hoje é tão minha que é quase impossível me ver morando com alguém novamente. Basta eu, minhas plantas e meus cactos. A solidão bate de vez em quando, mas passa, e essa é a maior verdade que você vai aprender a enfrentar quando estiver sozinha em casa num domingo a noite.

---------------------------------------------------------------------------------------

Thaís Pimenta, 21 anos, jornalista e moradora de outra casa de um! Segue nessa aventura que é morar sozinha há mais de um ano. Gostou tanto desse negócio que já não se imagina mais morando com ninguém. Só consegue dividir a casa com seus cactos mesmo, e olhe lá!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Resenha de produto: molho pronto para strogonoff

Se tem um prato fácil de fazer é o strogonoff  Mas claro, tô falando da versão mais tabajara da coisa toda, porque na receita original você vai precisar até de conhaque. Na versão mais humilde, tudo que você vai precisar é de creme de leite, ketchup e mostarda para o molho.


Dia desses inventei de fazer pro almoço e precisava comprar creme de leite. Mas aí, bem pertinho das prateleiras, encontrei um molho pronto para strogonoff e resolvi, em nome da praticidade e pela curiosidade, levar para casa e testar.

Não dá pra negar que o molho é prático, além de ter um preço bem interessante, paguei pouco mais que R$3,50.

Depois de dar aquela fritadinha no frango em cubinhos (ou a carne em tirinhas) você não precisa fazer mais muita coisa. Basta adicionar o molho e deixar dar uma cozinhadinha. Um sachê de 340 gramas como o que eu comprei dá para usar duas vezes se for para servir apenas uma pessoa.


Esse que comprei da Predilecta, ainda vinha escrito que tinha champignons no molho, mas eu confesso que não achei nenhum. Acho que não dei sorte.

De modo geral, o sabor até que é gostoso, mas é bem puxado pro ketchup. Parece um pouco condimentado demais, mas se você levar em conta a praticidade, vale a pena.
Ainda assim, se você não estiver com preguiça ainda acho que vale tentar fazer o molho conforme manda o figurino.

Então, pela tabelinha Casa de Um de 0 a 5:

- Sabor: 3
- Preço/Custo-Benefício: 4
- Praticidade: 5
- Fator quebra-galho: 5

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Evelise Couto, 30 anos, jornalista e moradora da @casadeum. Depois de amargar um tempo morando sozinha, agora divide a casa com um noivo, dois cachorros e uma tartaruga. 

Seu instagram é @evelise_.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Solidão: essa faca de dois legumes - #GuestPost

Ou “como foi que fui morar sozinha”. O guestpost da Lyrinha de hoje é muito simples. A Evelise me recomendou contar como decidi morar sozinha, here we go!


Na minha vida, ser independente não foi escolha e sim necessidade desde sempre. Minha mãe sustentava a família (três filhas) sempre dizendo “FILHA NÃO CASE, VIAJE, ESTUDE, TENHA SUAS COISAS”. Coisa de mãe que passou muito perrengue na vida. A gente sempre morou numa casa boa mas pequena e quando muita gente mora junta, privacidade é um problema. Eu adoro meus pais mas sempre quis ter meu canto. 

Quando comecei a pensar nisso, eu tinha 15 anos. Foram dez anos pra chegar lá. Porque queria, daquela forma quase teimosa, ter-meu-próprio-canto, mas com conforto e alegria. Pensava, o que adianta morar sozinha e não dar conta de pagar a luz? Sim, porque viver sozinho na sua cabeça enquanto mora com os pais, e viver sozinho na vida real (this is the real life? Or Just fantasy lalalala), são coisas muito diferentes. 

Na casa dos pais, sempre tem alguém pra você conversar. Na sua casa, o vazio ecoa pelas paredes (ou no meu caso, miados de gatos). As contas ficam lá não importa o quanto você as ignore. E a sujeira acumulada no chão também. 



Então nessa construção pessoal, aos poucos, fui me preparando para enfim, aos 25 anos, ter meu espaço, minha casa, meu santuário. E é meu santuário mesmo. Não tem barulho e tem a minha bagunça que é só minha. Não tem gente de mau humor e eu faço, assisto, cozinho o que eu quero. 

Mas tem solidão. A inimiga solidão (tocando Pablo no fundo). 
Mas calma! Não é algo tão assustador assim! Então aqui embaixo eu listo algumas dicas que foram valiosas para mim na questão. 

1. Não saia de casa pra passar perrengue/brigado com a família.
Nem sempre morar sozinho é uma escolha, é claro. Mas caso seja, como foi a minha, saiba que você terá que ter muita disposição pra lidar com problemas estruturais e financeiros porque c’mon, a vida é assim. Você dá conta deles? Então bola pra frente. 

2. Tenha um bichinho de estimação.Nem preciso descrever essa. Pets ajudam a amenizar os principais problemas de solidão num sábado a noite e em muitos outros momentos da vida.  (tem um post antigo da Casa de Um especial para quem tem cachorros, aqui)






3.  Tenha prazer nas pequenas coisas.
Valorize momentos como assistir o filme favorito, dormir sem barulho, organizar as coisas do seu jeito. Ame sua individualidade sendo plenamente exercida. 

4.  Não se isole.
Leve os amigos em casa, faça jantares, convide. Mesmo que bata aquela preguiça. Seu santuário deve ser dividido com quem você gosta, sempre. 



5.  Não tenha medo.
Porque nessa aventura chamada vida, a solidão será, na verdade, uma companheira a mais, que vai te ensinar muita coisa sobre você mesmo e sobre a sua relação com o mundo.

E olha, tá valendo a pena.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lyra Libero, 25 anos, jornalista com dois empregos que divide seu escasso tempo livre entre suas três gatas Luna, Pan e Pagu e na batalha para manter a casa livre de insetos e de energias ruins. Prendada na cozinha porém um desastre nos outros serviços domésticos. Gosta das pessoas sorrindo quando levam o garfo à boca, mas não convida ninguém para jantar e sim para “um rango”. Adora filmes no melhor estilo “food porn”. Munida de sua panela wok presente da avó, é imbatível nos risotos, massas e outras receitas.  

Seu Instagram é @lyralibero e você pode acessar seu blog aqui.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Casa de Um pela Web

Hoje resolvi passar aqui só pra lembrar para vocês que me visitam que o Casa de Um está por aí nas Internets! =D



Então se você quiser, pode nos dar uma curtidinha lá no Facebook (só clicar aqui) ou nos seguir no Instagram @casadeum.
Tanto em um quanto em outro você vai acessar conteúdo pra essa raça lascada que é a pessoa que mora sozinha. Rs... brincadeira... dá pra ser feliz morando sozinho, sim, tá? Ah, e quem quiser me mandar um email ou mensagem (sugestões, reclamações, só não vale xingar a mãe), me manda um inbox ou um email para casadeum@gmail.com.

Flw! Vlws!!!

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Contas da casa: economizando energia

Saudade daquela época que aumentava a conta de luz e você não tinha nada a ver com isso, né? Pois é, meu amigo, mas agora a conta é toda sua e a próxima já vai chegar com reajuste! Então, você não tem outra saída: vai ter que economizar!


Anota aí algumas dicas que podem te ajudar:

 - Primeiro de tudo. Troque as lâmpadas incandescentes pelas brancas. Além de durarem mais, elas gastam muito menos energia;

 - Tem máquina de lavar em casa? Ela consome bastante energia, então uma boa dica é usá-la somente quando tiver uma boa quantidade de roupa acumulada. O mesmo vale pro ferro de passar, ok?

- Se seus aparelhos ficarem em modo stand-by eles também estarão gastando energia. Mesmo desligados, isso pode representar um gasto de até 12% a mais no final do mês;

- Essa eu confesso que não sabia! Me advertiram que devemos evitar colocar o fogão e a geladeira perto um do outro, pois podem interferir no consumo de energia. Pelo sim, pelo não, os dois aqui ficam bem longe um do outro;

- Aproveite ao máximo a iluminação natural. Não banque o morcego. Abra as janelas, as cortinas, deixe a luz externa entrar e use e abuse dela;

- Nada de banhos longos. Se conseguir encarar um banho gelado, mantenha o chuveiro no modo verão. Caso não abra mão de um banho quentinho, nada de ficar filosofando, pensando na vida durante o banho. Seja rápido. Assim você economiza também a água.

Existem mais dicas para você economizar, como desligar a TV ou o computador e ir ler um bom livro. Ou passar mais tempo curtindo a vida fora de casa do que enfurnado no seu quarto. E vocês, quais medidas você toma quando precisa diminuir a sua conta de luz?






---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Evelise Couto, 30 anos, jornalista e moradora da @casadeum. Depois de amargar um tempo morando sozinha, agora divide a casa com um noivo, dois cachorros e uma tartaruga. 

Seu instagram é @evelise_.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Quitinete doce quitinete - como ter um cantinho pequeno mas cheio de estilo

Muita gente que vai morar sozinho não hesita em acabar se acomodando em uma quitinete. Além de, muitas vezes, ser uma opção mais econômica, o pouco espaço pode ter lá suas vantagens, como não se gastar muito tempo com faxina; por outro lado fazer com que cozinha/quarto/sala seja um lugar aconchegante demanda uma boa capacidade de organização.

Alguns truques podem dar uma ajudada a deixá-la mais bacaninha e se você estiver disposto a dar uma mudada no visual dela, pode, por exemplo, apostar em espelhos. Assim você tem uma ideia de amplitude, dando a impressão de que a quiti não é tão quiti assim. Cores claras nas paredes e no chão também ajudam muito!



Móveis planejados para a sua quitinete também são bem úteis, pois otimizam o seu espaço, tornando tudo muito mais funcional. No entanto, vale lembrar que são bem mais caros que móveis comprados avulsos. Com um bom planejamento você consegue também escolher móveis que se encaixem bem ao que você precisa.



Outro truque muito bacana são os compartimentos secretos. Um sofá que guarda livros por baixo ou um banquinho com tampa, onde você pode guardar travesseiros ou cobertores ajuda muito! Camas com gaveteiros também são show!





Para viver bem em uma quitinete  abra mão dos excessos. Simplifique a vida. Por conta do pouco espaço não dá para virar um "acumulador". Tenha móveis e utensílios que facilitem seu dia a dia. Ah, e dica muito útil: desapegue!!! Se não tem utilidade para você, passe pra frente.

Se puder escolher, escolha uma quitinete com janelas grandes. É importante que o ar circule, uma vez que quarto/cozinha/sala são todos juntos. Outra ideia ótima, principalmente pra quem cozinha, é comprar um exaustor ou coifa para colocar em cima do fogão ou logo sua casa vai ficar parecendo um torresminho.




Separei algumas quitinetes e ideias que eu adorei! Quem sabe alguma delas possa inspirar sua kiti a ser ainda mais doce :)










Quem aí mora em uma quiti? Manda uma foto pra gente: casadeum@gmail.com

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Evelise Couto, 30 anos, jornalista e moradora da @casadeum. Depois de amargar um tempo morando sozinha, agora divide a casa com um noivo, dois cachorros e uma tartaruga. 

Seu instagram é @evelise_.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Cozinha de Um: lentilha maravilhosa! #GuestPost

Gente, se tem uma coisa que eu amo nessa vida são os grãos lindos, tipo feijão, milho, grão de bico. Porém, alguns deles (principalmente feijão branco que é meu xodó na hora de fazer aqueles nachos mexicanos) exigem uma coisa para cozinhar chamada: panela de pressão (TÃ DÃ! Sonzinho do Law & Ordem). Pois é.


Eu ganhei uma panela de pressão da minha vó quando decidi morar sozinha, mas confesso que não uso com frequência. Cozinhar grãos se torna complicado quando você tem 1. Medo da panela e 2. Pouco tempo disponível. Por isso encontrei a solução maravilhosa! Lentilha!
Lentilha é um grão barato, fácil de preparar e muito gostoso, além de cheio de nutrientes. Pelo menos eu amo, de paixão. Pra mim, a larica do barulho é um pratão de lentilha com um omelete maneiro à base de cebola e aquele arroz soltinho. Ou apenas uma farinha pra dar uma ~liga~. Lentilha me encanta e pra mim é de longe um dos pratos mais desvalorizados da cozinha. Pessoal apenas come no ano novo! Que tragédia! Vamos comer o ano todo, é fácil demais de fazer! E a parada rende, então, o mais bacana é ter pra comer depois e não precisar chegar MUERTO do trabalho e preparar uma ~janta~,
como diz minha mãe. 
Pois bem, a lentilha não tem aquele caldo cremoso do feijão. Mas pra isso eu (Lyrinha) tenho um segredo, que passo pra vocês na receita abaixo. Divirtam-se!

Lentilha com cubos de bacon e creme de cebola
Ingredientes:
- duas xícaras de lentilha (dá pra mais de três pessoas, então se estiver só, cozinhe apenas uma)
- uma folha de louro grande
- cebola e alho picados
- duas xícaras de creme de cebola (daqueles que você compra no mercado)
- uma colher de azeite de oliva e uma de shoyu
- 200 g de cubos de bacon
- pimenta e cominho à gosto

Por que não servir com capricho mesmo que
seja apenas para você? Você merece, vai! ;)
Modo de preparo:
O cozimento da lentilha é muito simples e leva em média 20 minutos. Cozinhe na água, sobrando um pouco de água na panela, até a lentilha ficar mais escura e amolecer. Use a folha de louro no cozimento pra já soltar o sabor. Em uma frigideira, frite o bacon até dourar e seque ele em papel toalha pra soltar a gordura, e nessa mesma panela, refogue cebola e alho, com azeite. Jogue na lentilha cozida, misture e comece a ferver. Jogue os outros temperos. Finalize a fervura com o creme de cebola, que vai deixar cremoso. Acerte o sal e sirva bem quente!



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lyra Libero, 25 anos, jornalista com dois empregos que divide seu escasso tempo livre entre suas três gatas Luna, Pan e Pagu e na batalha para manter a casa livre de insetos e de energias ruins. Prendada na cozinha porém um desastre nos outros serviços domésticos. Gosta das pessoas sorrindo quando levam o garfo à boca, mas não convida ninguém para jantar e sim para “um rango”. Adora filmes no melhor estilo “food porn”. Munida de sua panela wok presente da avó, é imbatível nos risotos, massas e outras receitas.  
Seu instagram é @lyralibero.


thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...