quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Para enganar a solidão

Das reclamações que ouvimos de quem mora só, a solidão é, definitivamente, uma das mais presentes nos discursos.

Claro que tem quem adore ficar sozinho, mas para quem sempre foi acostumado com casa cheia, perceber a casa vazia quando se chega da rua pode provocar uma sensação devastadora. Isso acontece muito com quem vai tentar a vida em outro lugar ou acaba passando no vestibular em uma cidade diferente. Às vezes essa ficha demora a cair, já que muita gente comemora no começo o fato de que morar sozinho é, finalmente, ser independente.

Fato é que se você não souber contornar a situação pode, fatalmente, acabar entrando na maior deprê. Mas deprê de verdade mesmo, não dessas de ouvir All By Myself numa noite devorando um pote de sorvete.
Eu queria colocar o vídeo,
o youtube não deixou... direitos autorais

Como então lidar com isso? Aqui vão algumas sugestões pra não pirar na batatinha quando o monstrinho da solidão resolver fazer uma visita:

1. tenha amigos: para conversar, para espairecer, para sair, para andar no parque, para dar risadas. Procure gente que te faça bem de alguma maneira e que possam adicionar aos seus dias. Essa dica, eu sei, vale pra todo mundo, morando sozinho ou não, mas mais ainda para quem está nessa situação. Não se isole, tenha com quem contar, nem que seja para dividir um programa de índio.

2. não assista filmes tristes: "Ah, cara, mas vai passar Um Amor Para Recordar..." Não, meu. Não faz isso. Pelo menos não em um dia que você estiver se sentindo especialmente sozinho.

3. faça uma atividade física: ocupa o tempo e ajuda a ser saudável, pelo menos compensa uma provável má alimentação. Além do mais é uma boa para se socializar. Praticar um esporte pelo qual você se apaixone (ou pelo menos goste, vai) aumenta os níveis de endorfina e noradrenalina, que dão sensações de bem estar, afastando o mau humor e a tristeza.

Tem gente que vai morar sozinho e
pensa: "Alas, vou comer tudo que eu
não podia antes!"
4. não se renda à comida: tem gente que quando fica sozinho desanda a comer. Não, comer três caixas inteiras de Bis não vai preencher vazio nenhum. Aliás até vai, o vazio que ainda sobra nas suas roupas. Para, você não vai ficar nem mais um pouco contente com isso.

5. arrume uma ocupação: otimize seu tempo. Quando não estiver trabalhando ou estudando, arrume o que fazer. Vai passear com o cachorro. Vai dar uma volta na quadra. Vai ler um livro. Arruma um hobby, sei lá, começa a mexer com aeromodelismo, mas, por favor, não fica à toa. A tristeza só chega onde arruma espaço.

6. aprenda que você é sua melhor companhia: tem uma música do Titãs que diz "eu não sou um bom lugar, aqui eu já não fico mais" e tenho certeza que muita gente acaba se sentindo assim em algum momento da vida. Mas o segredo é exatamente pensar o contrário. É entender que estar com você, fazendo o que te der na telha é positivo. É uma opção que você fez, tua parceria agora é você mesmo, meu querido. Então curta-se. Curta-se como quiser. Cozinhe para si mesmo. Faça uma geral nas suas coisas. Anda pelado na casa. Sente-se no sofá com os pés em cima sem ninguém reclamar. Tome água da geladeira direto do gargalo (mas me avise se você fizer isso antes de me oferecer um copo). Dance Twist and Shout no meio da sala. Seja, acima de tudo, seu rei e seu reino.

Pode dar show! Não tem ninguém vendo infelizmente!

Se você tem mais alguma dica pra driblar a solidão, coloca ali nos Comentários. É sempre bom dividir e compartilhar. Nunca se sabe se alguém pode estar precisando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...