terça-feira, 19 de maio de 2015

Abaixo à panela de pressão: faça feijão no microondas!

Nesse último fim de semana eu cumpri mais uma tarefa nessa minha vidinha de descobertas: finalmente cozinhei feijão.

Cara, e eu adoro feijão! E passei tantos anos sem fazer por causa do meu medo - pânico - de usar a panela de pressão. Até que um belo dia, minha amiga Lyra me disse: "Fia, é possível fazer feijão no micro-ondas!" e lá fui eu caçar nas internets como eu faria essa proeza. E, adivinha, é fácil, amiguinhos! É muito fácil!!!!

Vamos ao passo a passo:


1. pegue 2 xícaras de feijão e deixe de molho na água de um dia para o outro. Você vai perceber que os feijõezinhos vão ficar inchadinhos e mais macios, o que ajuda muito na hora do cozimento;

2. em um refratário que possa ir ao microondas, ponha as 2 xícaras de feijão com 4 xícaras de água. Perceba que a quantidade de água é sempre o dobro do feijão. Isso vai te ajudar quando precisar fazer uma quantidade maior ou menor. Quanto ao refratário, existem alguns próprios para cozimento em micro-ondas, mas eu utilizei um refratário de vidro e passei filme de PVC para tampar. Se você também escolher fazer assim, faça alguns furinhos no plástico usando um palito de dente, assim o vapor durante o cozimento pode ir saindo;

3. Para temperar você pode usar aqueles temperinhos prontos, no estilo Meu Feijão. Você pode misturar o temperinho direto na água com o feijão. Eu, além disso, coloquei um tiquinho, mas um tiquinho mesmo de tempero pronto Arisco e acho que fez toda a diferença;

4. Agora, ao cozimento. O tempo total no micro-ondas dura entre 30 e 45 minutos, dependendo da potência do seu aparelho. A cada 10 ou 15 minutos, retire o feijão do micro, misture e amasse um pouquinho do feijão com uma colher, isso ajuda a fazer aquele caldinho gostoso e o deixa um pouco mais consistente;

5. Ao final do tempo de cozimento, não tem outro jeito, experimente para ver se está do jeito que você quer. Algumas pessoas gostam dos grãos mais durinhos, outras preferem um pouco mais molinhos. E PRONTOOOOO!!! Se sobrar, não esqueça que você pode colocar no freezer em potinhos e descongelar sempre que precisar.

O meu ficou assim, um pouco sem caldo, porque em uma das retiradas
eu achei que estava muito aguado e tirei um pouco da água. Se
quiserem com mais caldo, não façam isso... rs...


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Evelise Couto, 30 anos, jornalista e moradora da @casadeum
Depois de amargar um tempo morando sozinha, agora divide a casa com um noivo, dois cachorros e uma tartaruga. 

Seu instagram é @evelise_.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...