sexta-feira, 15 de maio de 2015

É possível morar sozinho e ser saudável. Mas dá trabalho. #GuestPost

Você é daqueles que chega em casa, joga a calça pra cima e coloca a lasanha congelada pra aquecer no microondas só pra não ter trabalho? Se sim, leia esse post mesmo assim. Isso aqui é o resultado de duas semanas de um experimento pessoal de uma moradora de casa de um: comer melhor. 



Pois bem, eu era essa pessoa sedentária que chegava e comia basicamente macarrão. A minha geladeira era daquele jeito: cerveja, vodka, água, mini-chicken e lasanha congelada, um molho de tomate pronto ali pra próxima massa. E não é porque eu odeio comida natureba não, na verdade eu adoro. Era preguiça. Sabe o resultado? Gastrite, refluxo, enxaqueca e... sobrepeso. 


Não tem problema nenhum você estar acima do peso ou ser gordo, sério mesmo. Quem tem problema com isso geralmente são as outras pessoas. Eu estava tranquila com meu corpo e não me importo de emagrecer horrores. Mas a gastrite... a gastrite tava complicada. Eu almoçava no trabalho, uma comida meio gordurosa e sem muita opção. Foi aí que decidi mudar meus hábitos alimentares. 

A princípio pensei: como vou fazer isso morando sozinha e com dois empregos? Eu saio de casa 7h30 da matina e só volto beirando as 20 horas todo dia, ou seja, fazer mercado que horas? Mas decidi encarar mesmo assim. Faz duas semanas que estou comendo melhor, com planejamento. Então decidi escrever esse post pra provar que sim: quem mora sozinho pode ser saudável. Mas dá trabalho. E a preguiça precisa ser deixada de lado (mas saiba que ter preguiça de vez em quando pode sim!). 



Seguem minhas dicas pinceladas dessas duas semanas:

1. Eleja o dia do supermercado
Tenha um dia da semana para ir tranquilamente ao supermercado, sem pressa, sem mau humor. Mas atenção: faça uma lista de compras com TUDO que você precisa para comer direito durante, pelo menos, 1 semana. Frutas, legumes e verduras duram menos, compre na quantidade exata para não estragarem. Grãos e não-perecíveis duram mais, isso quer dizer que a próxima ida ao mercado será mais simples. 


2. Planeje cardápios
Se você vai precisar levar a comida para o trabalho (como o meu caso), planeje o cardápio certinho, e prepare a comida conforme você decidir (ou para a semana ou no dia anterior). Como eu não quero enjoar, eu faço dois acompanhamentos (arroz e feijão, por exemplo), e vou variando no restante (frango de um jeito no dia, carne no outro). Faça a marmita, deixe na geladeira, lave as folhas e deixe a salada no jeito. De manhã é só pegar na geladeira, e refrigerar quando chegar no trabalho. 

3. Planeje os lanchinhos
Quem fica fora de casa o dia todo passa fome e acaba apelando para as inúmeras porcarias na rua. Leve 4 porções exatas de comida para o dia sem contar as refeições normais: dois lanchinhos para a manhã e dois lanchinhos para a tarde. Eu levo castanhas ou nozes, iogurte, uma fruta e algum biscoitinho integral que eu gosto. Isso vai te dar energia e te livrar das frituras. 

4. Tenha um dia de preguiça e almoce no seu restaurante favorito. 
Separe esse dia preguiçoso pra você. Não cozinhe de véspera e vá almoçar no seu restaurante favorito ou em algum lugar bacana com uma comida saudável. Em Campo Grande eu indico o Viva a Vida. Almoço lá por um preço ok e tem arroz integral, caldos, opção vegetariana, muita salada e fruta e sempre uma carninha magra. Adoro! (merchand gratuito). 

5. Deixe tudo pronto na noite anterior. 
Aqui é o xô preguiça de vez. Durma 15 minutos a mais de manhã ou tenha 15 minutos para tomar um café da manhã reforçado, deixando tudo pronto na noite anterior. Assim você acorda com tempo de comer com calma e se arrumar com calma para sair. 




Eu sigo tentando me alimentar melhor! Moro sozinha, dá trabalho, mas a gastrite, pelo menos, não me visitou mais. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lyra Libero, 26 anos, jornalista com dois empregos que divide seu escasso tempo livre entre suas três gatas Luna, Pan e Pagu e na batalha para manter a casa livre de insetos e de energias ruins. Prendada na cozinha porém um desastre nos outros serviços domésticos. Gosta das pessoas sorrindo quando levam o garfo à boca, mas não convida ninguém para jantar e sim para “um rango”. Adora filmes no melhor estilo “food porn”. Munida de sua panela wok presente da avó, é imbatível nos risotos, massas e outras receitas.  
Seu Instagram é @lyralibero e você pode acessar seu blog aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...