terça-feira, 16 de junho de 2015

Quem tem medo de fazer mudança? A gente te dá as dicas!

Mudar de casa é sempre complicado. Não existe mudança fácil.
São caixas e caixas das suas coisas, sua vida toda encaixotadinha e a difícil decisão do que vai com você ou o que fica pra trás.

Minha última mudança aconteceu há 2 anos e, pior, sei que não vai ser a última da vida. Ainda quero me mudar para um lugar maior com um pouco mais de espaço pras criaturas peludas da casa. Toda vez que penso que vou ter que entrar naquele processo de novo já até me bate um desânimo.



Mas ficam aqui algumas dicas que podem ajudar bastante na hora de mudar de canto:

- Desapegue: sim, acho que esse é o comando principal de uma mudança. Desapegar. Separe tudo o que não for mais usar, de roupas a utensílios de cozinha, aquele rádio velho, sapatos que não servem mais, aquele móvel que não vai caber no novo lugar, toalhas sem uso e desapegue. Na minha última mudança levei meu carro lotado de coisas para o Asilo São João Bosco. Eles além de distribuirem as peças de roupa entre os velhinhos que moram lá, fazem também um bazar onde vendem peças no estilo brechó. Na sua cidade deve ter algum lugar que precise de doações também.

- Embale tudo: vai procurar um novo lugar? Já comece a encaixotar as coisas. Assim você pode ir fazendo com calma, todos os dias aos poucos. Assim você não fica cansado e consegue decidir com mais tranquilidade o que vai ou não para a nova casa. Organizar as caixas por cômodos ajuda bastante, inclusive quando você chegar no lugar de destino.

- Identifique: identifique as caixas com os nomes dos cômodos e o conteúdo de cada uma delas. Por exemplo: COZINHA > Potes de Plástico e Talheres; QUARTO > sapatos e sandálias; SALA DE TV> DVDs e livros.

- Escolha bem a empresa: se você optar por uma empresa de mudanças, deixe tudo bem combinado: eles encaixotarão suas coisas? Levarão até a nova casa e montarão os móveis? Farão apenas o transporte? Deixe tudo isso bem claro! Claro que se você tiver uma mudança pequena, às vezes um camionetinha daquelas que faz o frete já quebra um bom galho. Um amigo com camionete então, melhor ainda, nesses casos. O bom das empresas é que além do serviço ser feito por pessoas que são treinadas para a função, muitas delas têm seguro que cobre danos caso alguma coisa aconteça com sua mudança. Analise bem.



- Não se desespere: sério. Não se desespere. Dá vontade de chorar quando você está no meio daquele monte de caixas e acha que aquilo nunca mais na vida vai acabar, mas acredite, uma hora vai. Paciência é muito necessária.


No mais, toda ajuda é bem vinda. Amigos, parentes, vizinhos... Aliás, dizem por aí que a gente vê as verdadeiras amizades na hora de fazer uma mudança... rs...

E vocês, quais dicas dão para quem vai passar por essa experiência? Não esqueça de nos deixar um comentário.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Evelise Couto, 30 anos, jornalista e moradora da @casadeum
Depois de amargar um tempo morando sozinha, agora divide a casa com um noivo, dois cachorros e uma tartaruga. 

Seu instagram é @evelise_.

Um comentário:

  1. Af, fiz um comentário imenso aqui e não foi... enfim... minha mudança foi super tranquila porque eu tinha: 1 cama 1 armário e fim. Mas acredito que as próximas (agora que tenho tralhas) serão pesadas! hahaha <3

    ResponderExcluir

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...