domingo, 15 de março de 2015

Um dia diferente: visita ao Sítio Harmonia

Sei que à primeira vista não parece pauta do Casa de Um, mas hoje eu, meu noivo Daniel e nossas amigas Lu, Dri e Irene fizemos um programa de domingo bem diferente. Ele me fez pensar mais uma vez o quanto eu sou uma criança de apartamento, ou seja, aquelas pessoas que têm intimidade ZERO com a vida rural, que poucas vezes na vida viu algum bichinho de fazenda ao vivo em cores e que morre de alergia cada vez que entra em contato com algum tipo de mato.

Sim, essa sou eu! E eu juro que não é frescura, é total falta de costume mesmo! Acredito que mais leitores aqui do Casa também sejam assim e se não forem, fica a pergunta: quantos de nós conseguimos sair da nossa rotina urbana e relaxar em um lugar onde o contato com a natureza e a simplicidade sejam tão presentes? Acho que bem poucos!

Passeios como esse que fizemos ao Sítio Harmonia (em Rochedinho, a uns 25 quilômetros da cidade e a menos de 30 minutos do centro de Campo Grande) têm o poder de dar uma renovada no nosso fôlego e faz com que possamos interagir com pessoas e situações novas, assim, a gente sai daquela mesmice que às vezes a vida de quem mora sozinho (e até de quem mora com mais pessoas) acaba caindo vez ou outra. Por isso tudo resolvi dividir a experiência com vocês!

A varanda é super fresca e charmosa!

Não espere nada muito sofisticado ou cheio de recursos quando chegar lá, afinal o sítio é simples. Tem uma casa principal - que é onde os proprietários vivem - e nela, uma varanda bem grande, com mesas, cadeiras, bancos de madeira, tudo em estilo bem rústico e mimoso que é onde os visitantes são recebidos com um café da manhã generoso. Bolos de fubá, de cenoura, de milho, pãezinhos de queijo, geleias, pão caseiro com aquela manteiga beeem amarelinha, café servido em xícaras esmaltadinhas lindas e muitos derivados de leite de cabra, que é o grande chamariz do local onde há criação de caprinos. Confesso que não experimentei o leite em si, mas comi as pastinhas temperadas feitas dele, que eram muito gostosas! E, para boa sul-matogrossense que sou (mesmo de araque e de apartamento) tinha até o típico quebra-torto, um café da manhã pantaneiro, digamos... reforçado, com arroz carreteiro e ovo! Quem encara isso logo cedo? Bom, tava tão, mas tão gostoso que não deu pra não encarar!

Aí o quebra-torto: arroz carreteiro, ovo caipira mexido, chipaguaçu e pão de queijo!
Depois, em grupos, os proprietários nos levaram para conhecer a criação de cabras. Eu confesso que nesses meus 30 anos de vida nunca tinha chegado perto de uma! Rs... ridículo, mas verdade. E elas, gente, são umas fofas! Pedem carinho, são dóceis e muito bem cuidadas! A limpeza e o cuidado com elas são visíveis. Ali, as cabras são apenas para produção de leite, o que deixou a gente bem mais feliz, já que elas são tão queridas pelo pessoal do sítio que cada uma tem uma plaquinha com seu nome! A mais simpática era a Cacau que fez até pose pra foto!

Pode levar pra casa?
Após passearmos por lá, voltamos à varanda e os grupos se dispersaram. Alguns foram embora, mas nós aproveitamos até perto do meio-dia, hora em que o café da manhã e a visitação são encerrados. Afinal, não é todo dia que podemos curtir uma varanda, um vento fresco e uma boa conversa. Valeu o domingo!

Apenas um aviso para quem for de carro um pouco mais baixo, há um trecho pequeno de estrada de terra com desníveis que podem dar uma assustada em quem não é muito experiente, mas nada preocupante.

Ah, diga-se de passagem, a MS 0-10 até chegar em Rochedinho está um tapete e bem sinalizada. Mas apenas até Rochedinho. Se você animar e quiser ir mais pra frente, dá pra conhecer também Furnas do Dionísio, uma comunidade quilombola onde existem cachoeiras muito bonitas! Mas essa fica pra próxima vez! ;)

Confiram algumas fotos de lá!

Olha cada detalhe fofo na decoração!

Água no filtro de barro e água aromatizada com abacaxi e hortelã! Muito amor!

Sente que dia mais caprichado!

Cacau, pura fotogenia!
Interagindo com as cabras!
Eu e as amigas, rs...

Quero um chão assim na minha casa!

Detalhes da cozinha para inspirar a Casa de Um!


Caminho da roça


Uma boa sombra de árvore não tem preço!

Muitos cantinhos pra relaxar.


Sobre as visitas:
todos os domingos, das 8 às 12:00
visitas apenas com reservas
grupos de 30 pessoas por vez
contato pelo perfil do Sítio Harmonia no Facebook.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Evelise Couto, 30 anos, jornalista e moradora da @casadeum. Depois de amargar um tempo morando sozinha, agora divide a casa com um noivo, dois cachorros e uma tartaruga. 

Seu instagram é @evelise_.






Um comentário:

  1. Ai, que lugar LINDO! Fiquei morrendo de vontade de conhecer, também sou super rata de apartamento e sinto falta de curtir mais a natureza. Esse post me deu uma inspirada ;
    Muito legal esse negócio de mostrar mais do MS, Eve. Eu sei que tem coisas maravilhosas aí, mas a gente não dá muito valor quando está perto :( Me arrependo disso. Mas espero ver mais posts desse por aqui, assim posso ver essas lindezas. As fotos ficaram ótimas também :)

    ResponderExcluir

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...