Morar sozinho realmente é um desafio. Mas, a cada dia é possível descobrir coisas novas para facilitar a nossa vida. E, aliás, tem certas coisas que a gente só aprende (ou procura saber mais) quando finalmente não está mais na casa dos pais. Para mim, organizar a comida na geladeira foi uma delas. Sempre que volto das compras lá vou eu perder (ou ganhar?) um tempinho com alguns alimentos e são eles:
Banana
Sempre que compramos banana pouco tempo depois aparecem aquelas mosquinhas insuportáveis. Sabe como você pode eliminá-las e ainda fazer com que as frutas durem mais tempo? É bem fácil! Basta cortar com uma tesoura ou faca de serrinha fina o cacho, separando cada uma das bananas pelo talo. Depois é só deixar em sua fruteira de costume.
Ovos
Segundo a vigilância sanitária, os ovos não devem ser guardados na porta da geladeira, pois o abre e fecha da porta causa constantes mudanças de temperatura, o que diminui a qualidade e a validade do alimento, acelerando sua deterioração. Para mantê-los frescos por mais tempo, utilizo um suporte de acrílico próprio e coloco-os na segunda prateleira. Também não uso as caixas de papelão, pois podem contaminar outros alimentos.
Carne Moída
Logo que fui morar sozinha usava potinhos de plástico para armazenar a carne moída no freezer. Mas sempre que precisava utilizá-la demorava um tempão para descongelar. Agora, compro plásticos transparentes (tamanho 15x30), fecho com uma fita adesiva transparente e coloco a data em que foi comprado o alimento. Organizo porções equivalentes a 6 colheres de sopa cheias. Além disso, acomodo bem a carne no plástico, retirando todo o ar do plástico. Essa ideia também vale para bifes, basta separar a porção desejada e esticar a carne no saquinho. Quando for descongelar, basta colocar num prato ou na própria pia de mármore. É bem rápido!
Sabe aquelas batatas fritas palito que você come nas lanchonetes? Então, elas já são vendidas em supermercados atacadistas. Adoroooo! Recentemente encontrei um saco grande (de 2kg) e resolvi comprar. Quando cheguei em casa me deparei com a realidade: “Como vou colocar esse saco enorme de batatas no meu freezer? Vai ocupar muiiiito espaço!”. Para resolver isso, utilizei os mesmos saquinhos de plástico e separei em porções pequenas. Dessa vez usei um arame para amarrar. Assim, precisando de uma comidinha rápida é só tirar uma porção.
Arroz
Adoro arroz integral, mas não tenho paciência para cozinhá-lo todo dia, pois demora mais do que o arroz branco. Por isso, um dia preparo o suficiente para a semana. Cozinho com legumes, pouco sal, alho e armazeno em potes separados. Também coloco o dia em que foi feito. Quando vou esquentá-lo, aproveito para fritar um dente de alho, uma pitada de sal (se necessário) e acrescento um pouco de água (1/4 de copo americano). Tampo e deixo esquentar em fogo baixo. Em poucos minutos pronto!
Potes organizados e datados |
Gelatina
Utilize os potes plásticos para armazenar as gelatinas em porções individuais. Dessa forma, caso precise de um lachinho rápido ou quem sabe levar como sobremesa no serviço é uma opção ótima para transportá-la.
Água
Uma das recomendações dos nutricionistas é o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. E você consegue fazer isso? Bom, eu não conseguia até pouco tempo. Agora, separo em garrafinhas a água que preciso beber todo dia. Assim, não tem mais desculpas.
E aí, o que achou das dicas?
Abraços e até a próxima.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Evelin Gomes, 31 anos, jornalista e colaboradora do @casadeum. Morou 4 anos sozinha e hoje divide o apê com um marido e uma cachorrinha. Não tem paciência nenhuma para “coisas de casa” (limpar, cozinhar e passar – camisa de algodão de manga comprida, por exemplo...rs) e por isso busca opções rápidas para organizar e facilitar a vida de “dona de casa” de mentirinha.
Adorei as dicas! Pode parecer bobeira, mas uma geladeira arrumada me deixa muito feliz :) Adoro organizar a minha. E essa dica do arroz integral feito antes e congelado vou implementar aqui o mais rápido possível -- também adoro, mas acabo fazendo sempre arroz branco, já que é bem mais rápido de cozinhar. Agora não vou ter mais desculpa ;)
ResponderExcluirQueria dizer que amey as dicas e para mim serão muito úteis <3
ResponderExcluir