segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Lá vem 2013 - as promessas do Casa de Um

Esse ano eu não vou comer miojo. Juro.
Em 2013 eu vou...

1. Comprar uma trena para não errar mais o tamanho de cortinas, quadros e outras coisinhas dentro de casa;

2. Excluir miojo da lista de compras no supermercado;

3. Comprar um despertador que não aceite o modo "soneca" e que me obrigue a levantar para desativá-lo;

4. Não deixar para amanhã a faxina que eu devo fazer hoje. Nem pra depois de amanhã, nem pro próximo final de semana e muito menos, deixar pra lá;

5. Organizar as finanças e lembrar que a balada cara do sábado pode ser uma conta de luz no fim do mês;

6. Arrumar a cama todos os dias. Juro!

7. Incluir frutas e verduras na lista de compras;

8. Aprender, definitivamente, que nuggets não é um banquete;

9. Não me enfiar na rotina trabalho-casa e sair para ver o mundo. Assim, aquelas manias esquisitas que a gente desenvolve morando sozinho não tem lugar pra se desdobrar;

10. Me divertir muito com os erros e tropeços e torcer para que as coisas boas sejam infinitamente mais bacanas.

Essa listinha é pra você colocar suas metas e andar com ela na carteira.
Se mudá-las no meio do caminho, é só imprimir uma nova!
Sempre é tempo de novos planos.
Ah, e em 2013 eu quero também que o Casa de Um possa ajudar mais um monte de gente que está na mesma barca furada que eu!

Feliz Ano Novo, gente boa! Que a Casa de Um de vocês esteja sempre cheia de alegria!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Ceia de Natal: Macarrão de Forno para os não muito habilidosos

Chamaram você para uma ceia de Natal e você escapou de ficar em casa assistindo a Missa do Galo? Que coisa boa! O mínimo que você pode fazer é retribuir com um prato bem gostoso para a festa.

Eu tenho um prato que sempre faço quando preciso receber alguém em casa e acho fácil, prático e não tem muito erro de não ficar gostoso. Hoje não tem fotos, mas prometo que vou explicar beeeeeem explicadinho o que você deve fazer pra não ter desculpa de errar na mão. Anota aí:

Macarrão de forno

Ingredientes
1 pacote de macarrão, pode ser penne ou parafuso (se for coloridinho, ainda deixa o prato mais bonito) e funciona bem até com fettuccine;

Pra quem não sabe qual é qual, tá aí!
200 gramas de mussarela ralada (ou você pode cortar tudo bem cortadinho);
200 gramas de presunto ralado (ou no mesmo esquema da mussarela);
1 copo de requeijão;
2 caixinhas de creme de leite;

Como fazer

1. Ponha o macarrão para cozinhar em uma panela;
2. Enquanto isso, misture todos os ingredientes, a mussarela, o presunto, o requeijão e o creme de leite em uma baciazinha;
3. O macarrão deve ser retirado do fogo ainda meio durinho, para que ele possa terminar de cozinhar depois, no forno;
4. Em um refratário grande (ou assadeira, se não tiver jeito) você vai montar o prato como se fosse uma lasanha: primeiro a mistura que você fez dos ingredientes, depois uma camada de macarrão, outra da mistura, mais uma de macarrão e finalmente o restante da massa. Quanto mais alto o refratário, mais camadas.
5. Se quiser, salpique queijo ralado por cima;
6. Cubra o prato com papel alumínio e ponha no forno médio até que borbulhe, dá em torno de 30 ou 40 minutos;
7. Fim!

Essa foto eu catei da Internet, mas a aparência é muito parecida!

Você pode levar o prato já montado para a casa onde vai acontecer a ceia e assá-lo lá, porque o gostoso é comer o macarrão bem quente com o queijo puxentinho.

Ah, outra dica é que no lugar do presunto você pode por calabresa, frango desfiado, peito de peru ou até mesmo uma versão vegetariana, com legumes fica bem legal!

Se você não curtir molho branco, pode retirar o creme de leite da receita, usando apenas requeijão, queijo e presunto e aí intercalar a mistura com molho vermelho.

Show de bola!

Feliz Natal, pessoal! Quem tentar fazer, manda pra gente a foto: casadeum@gmail.com




sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Vou morar sozinho: o que preciso na cozinha?

Se você vai morar sozinho, é bom ter pelo menos o básico pra se virar. Eu de certa forma, fui privilegiada porque acabei herdando tudo que havia aqui em casa. Na verdade, tem tanta coisa que chega a me irritar não saber exatamente o que tenho dentro das gavetas e armários.

Mas eu sei que quando a gente vai morar sozinho - ou até mesmo quando casa - precisa começar a coleção do zero. O que me faz lembrar que só precisamos do "necessário, somente o necessário"...



Resolvi então fazer uma listinha de coisas que você vai precisar em um primeiro momento. O resto você vai se virando.

- pratos e talheres: no mínimo um par de cada. Vale aumentar a quantidade se você for uma pessoa que sempre recebe amigos para comer em casa.
- copos: a regra dos convidados também vale, mas fica uma dica interessante, quanto mais copos limpos disponíveis, mais você vai sujar, então não acho que você precise de mais de meia dúzia, sinceramente...
- abridor de latas: porque você não vai querer abrir a lata de ervilhas com uma faca e estourar o dedo, né, meu bem?
- potes de plástico: não importa quantos você tenha, nunca serão o bastante. Aprendi isso observando minha mãe. Até brincava que ela era viciada em potinhos, mas não... parece que sempre falta. Bom, o ideal é ter vários pequenos, alguns médios e poucos grandões. Pote de sorvete vale, vai.
- panelas: uma frigideira, duas panelas pequenas, uma média e uma maiorzinha.
- assadeira: pode ser pequena, daquelas pra porções individuais, mas se você gosta de fazer um bolo de vez em quando, compre uma maior também.
- panos de prato e de pia:  porque você não vai deixar tudo molhado, esperando a ação do tempo evaporar tudo, né, preguiça?

E ainda umas coisinhas pequenas como tesoura, amassador de alho, faca de carne, faca de pão, colher de madeira (eu prefiro as de plástico) que você pode ter um de cada um.

Uma dica legal pra você ganhar essas coisinhas e outras com menos urgência, mais bonitinhas mas que facilitam a vida é, quando for fazer carreira solo, combinar com os amigos um chá de panelas. Você pode fazer uma listinha com o que você quer e ainda pode usar a listinha do Casa de Um pra dar uma ajudinha.

E você, acha que tá faltando alguma coisa na nossa lista? Sugere aí pra gente! ;)




sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Por que não morar sozinho

É, é isso mesmo que você leu. Por que não morar sozinho. Responda às perguntas (não precisa contar pra ninguém a resposta, viu?)

1. Já parou para contabilizar quanto por mês você gasta sozinho de água, luz e telefone? Se sua resposta for não, não more sozinho.

2. Sabe quanto custa um pacote de arroz? E de sabão em pó? Se sua resposta for não, não more sozinho.

3. Sabe que no começo do ano ao invés de viajar pra praia é muito possível que você tenha que gastar o dinheiro pagando IPVA, IPTU e outros impostinhos malas? Se sua resposta for não, não more sozinho.

4. Adora a comida da mamãe e não viveria sem ela? Se sua resposta for sim, não more sozinho.

5. Não sabe e não quer aprender a encarar momentos de solidão? Se sua resposta for não, não more sozinho.

6. Não encara fazer faxina sozinho ou não tem coragem/dinheiro/ambos para pagar uma diarista? Se sua resposta for não, não more sozinho.

7. Não sabe organizar suas finanças e horários? Se sua resposta for não, não more sozinho.

8. Acha que morar sozinho é party hard todo dia? Se sua resposta for sim, não more sozinho.

9. Encara numa boa matar insetos ou espantar bichos que possam vir a invadir sua casa sem a ajuda de alguém? Se sua resposta for não, não more sozinho.

10.  Tem cuidado o suficiente consigo mesmo, no que diz respeito à saúde e até segurança pessoal? Se sua resposta for não, não more sozinho.

Pronto. Contabilize as respostas e reflita.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Eu moro em uma Casa de Um (parte IV)

Depoimentos de quem vive (ou já viveu) sozinho

Alcindo Rocha, jornalista. Campo Grande, MS.


Moro sozinho já há mais de sete anos, o que me deixou bastante acostumado com essa vida muito peculiar de solidão, liberdade e transtornos específicos! De modo geral, gosto muito de morar só e não consigo vislumbrar para mim novamente uma coabitação pacífica com família ou amigos. Acostumamo-nos tanto a não dar satisfação a ninguém sobre nossos hábitos, costumes, horários e também higiene - visto que ninguém pega no seu pé ou enche o nosso saco porque não arrumamos o quarto ou não quisemos lavar a louça -, que provavelmente seríamos insuportáveis para conviver com outrem sob o mesmo teto. Por outro lado, ninguém vai preparar a comida ou perguntar maternalmente se estamos bem ou precisamos de algo. O lado positivo em morar só é que ou amadurecemos de vez e aprendemos a lidar com tanta liberdade (sem fazer disso libertinagem) ou acrescentamos uma dose cavalar de caos na nossa vida. Vejo que morar só reforçou alguns aspectos da minha personalidade como a misantropia. Curto muito o silêncio, o ócio solitário, ler livros, ouvir músicas, navegar na internet, ficar à toa, tudo sem ninguém por perto.

Quer mandar o seu depoimento também? Envie um email para casadeum@gmail.com com seu nome completo, profissão, onde mora e conte um pouco sobre o lado bom e o ruim de viver só! Ah, não esqueça de anexar uma foto!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Decoração: 5 dicas para um Natal fácil e barato

Como havia dito no post anterior, eu resolvi este ano enfeitar minha casa pro Natal. Para minha alegria, tinha muitos enfeites bacanas e coisinhas fofas dos anos anteriores guardados em caixas, mas sei que muitos de nós, que moramos em modo solo, mal temos dinheiro pro miojo, quem dirá pra comprar enfeites de Natal, né?

Pensando nisso, saí nesse mundão online afora pra colher algumas sugestões legais e que dá pra qualquer um tentar. Olhem aí que legal!

1. Galhos

Essa é fácil e você já deve ter feito quando era criança. Pegue um galho bem grandão, pinte e ornamente com alguns enfeitinhos baratinhos desses que você acha em qualquer R$1,99.


2. Escada

Escada + pisca-pisca = que ideia massa! Adorei!


3. Pinhas

Super econômico! :) Só arrumar tudo bonitinho em um vaso de vidro, que você pode improvisar também, até com potes de plástico beeeem transparentes e lisinhos. Ah, e em alguns Estados, como no Paraná, você acha essas pinhas no meio do parque.


4. Rolinho de papel higiênico

Sim!!!! É só pintar o rolinho da cor que você preferir (dentro e fora), cortar em pedacinhos, tipo tirinhas, e amassa-las formando esses anéizinhos achatadinhos. Depois é só colar até formar uma estrelinha, como na foto. Prenda com uma fitinha, dê um lacinho e tcharaaaan: enfeite pronto!


5. Cabides

A foto se explica! Achei super criativo e bacana! Ah, e como não ocupa espaço é ideal pra uma Casa de Um, que normalmente é pequenininha!


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Casa de Um pergunta: você enfeita a casa para o Natal?

Meu enfeitinho de porta
contando os dias pro Natal
Quando chegava a época do Natal, minha casa virava a própria vitrine de shopping! Enfeites em todo canto, árvore montada, pisca-pisca na sacada e tudo mais. No ano passado, meu primeiro fim de ano em uma Casa de Um, o máximo que fiz foi pendurar a guirlanda na porta e só.

Esse ano resolvi fazer diferente. Não montei árvore, mas arrumei o presépio, coloquei enfeitinhos na estante e deixei a casa com uma carinha mais amistosa pras festas. Não que alguma delas aconteça na minha casa, mas acho digno que se celebre essa data tão especial mesmo nas pequenas coisas.

E você, o que pensa disso? Responda a nossa enquete sobre o assunto:


domingo, 25 de novembro de 2012

Cozinha de Um: macarrão de preguiçoso

Domingo sempre foi dia de macarronada na casa de muita gente que eu conheço. Mas isso era coisa de mãe, que caprichava e fazia aquela travessa grande de massa que deixava a gurizada mais do que feliz.

Pra um só, fazer macarrão é complicado. Pelo menos para mim, a questão da quantidade é uma dificuldade só! Ou eu faço muita massa, ou eu faço molho demais... enfim... uma amiga me enviou essa receita de um canal do Youtube que é uma gracinha chamado Cozinha para 2. Lá eles chamaram - não sei a razão - de Macarrão Indie, mas eu tomei a liberdade de chamar o que eu fiz de Macarrão de Preguiçoso. Porque, sério, esse macarrão é de gente preguiçosa! Acompanha aí que eu tenho certeza que você vai concordar.

Fiz algumas substituições no meu porque sabem como é casa de quem mora sozinho, não é sempre que tem de tudo, né?

Você vai precisar de:

- O tanto que você quiser comer de macarrão (no vídeo, eles usaram um do tipo ninho, mas sacomé essas casas de gente solteira...)
- Requeijão (que eu acabei complementando com creme de leite, porque tinha super pouco e não ia dar)
- Molho vermelho
- 1 cubinho de caldo de galinha (no vídeo eles usam o de carne, mas adivinha... também não tinha desses aqui em casa)



Como fazer:
Em um refratário que pode ir ao forno (o meu eu não sabia se podia ir, confesso que fiquei tensa enquanto assava a receita), coloque o molho vermelho. Eu pus aproximadamente 3 colheres de molho já pronto.


Depois pode colocar a massa em cima do molho. Não vai misturar nada, heim?


O 3o passo é colocar bastante requeijão, no caso do meu, requeijão e creme de leite.


Lembra daquele caldo de galinha? Então, nessa altura do campeonato você já pode dilui-lo em um copo de água fervente e guardar ele ali do ladinho.


Depois do molho vermelho, do macarrão e do requeijão, pode por o que você quiser ali. No vídeo eles colocaram bacon, bom, por motivos que vocês já desconfiam quais sejam, eu pus calabresa cortadinha.


Lembra do caldo de galinha diluído? Pode jogar por cima de toda aquela mistureira. (confesso que eu coloquei água demais, podem diminuir um pouco a quantidade, ok?)


Pronto, agora é só colocar a receita no forninho por 30 minutos.


Dá pra assistir um episódio de F.R.I.E.N.D.S enquanto o tempo passa, ou sei lá, cortar as unhas, levar o cachorro pra passear, tirar um mini-cochilo... até que finalmente, TCHARAN!




Bom demais, amiguinhos! Super aprovado pela Casa de Um! Ah, se você quiser, pode jogar um queijinho por cima. 

Conseguiram descobrir por que chamamos de Macarrão de Preguiçoso?

sábado, 24 de novembro de 2012

Eu moro em uma Casa de Um (parte III)

Depoimentos de quem vive (ou viveu) sozinho

Eliria Dieckow, artesã. Campo Grande, MS.


Adoro morar sozinha, pois vivo do jeito que eu quero. É tudo muito fácil!! Acordo quando quero, durmo quando quero, me alimento do jeito que gosto... e não tenho preguiça de fazer os pratos que adoro. Só acho que o que devia mudar, são as embalagens do leite!! Eu uso pouco, quando aberto logo estraga. Devia ter a opção de 500 ou 250 ml.









Camila Oliveira Nogueira, analista de credenciamento. Campo Grande, MS.

Lição: Preservação, a minha e do meu lugar. Tentei dividir o aluguel e meu caso não foi muito feliz, fui roubada pela pessoa que coloquei em casa,além de ter vários pertences destruídos e/ou perdidos pelo descaso que ela tinha com a casa e com as coisas dentro dela,  e com certeza essa foi a maior lição.Aprendi na marra que, por mais que eu precise (por questões financeiras) dividir o aluguel, não vale a pena fazer essa escolha as cegas ou confiando só na aparencia da pessoa, além do prejuízo financeiro ser ainda maior do que seria estando sozinha o desgate emocional também grande, são conversas, discussões, noites em claro por conta de festinhas inacabáveis no meio da semana etc...


Quer mandar o seu depoimento também? Envie um email para casadeum@gmail.com com seu nome completo, profissão, onde mora e conte um pouco sobre o lado bom e o ruim de viver só! Ah, não esqueça de anexar uma foto!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Eu moro em uma Casa de Um (parte II)


Depoimentos de quem vive (ou viveu) sozinho


Juliano Bassani, analista de infraestrutura. Campo Grande, MS.

A maior dificuldade é o desapego aos dengos dos pais e a manutenção do lar. Por outro lado, não dever satisfação a ninguém, chegar e sair a hora que quiser, fazer aquela bagunça sem ninguém incomodar... é bem divertido!







Camila Simões, jornalista. Paranavaí, PR.

Moro sozinha desde o meio de 2008. São três anos e meio nessa experiência, que comecei em Campo Grande e hoje continuo vivenciando em Paranavaí. (são só três anos e meio porque em 2011 morei um semestre na casa dos meus pais em Maringá e em 2012 só voltei a ter meu canto em maio, depois de uma temporada em Curitiba na casa de parentes) 
Maior dificuldade: Não virar uma pessoa egoísta e sistemática. Imagine implicar com qualquer coisa fora do lugar! Ainda mais quando se tem vontade de um dia não mais morar sozinha...
Maior aprendizado: ser dona de casa. Sim! Mesmo que você trabalhe fora, seja homem, seja mulher, se morar sozinho vai descobrir o quanto cuidar de uma casa é trabalhoso e vai finalmente entender que deveria ter ajudado mais a mãe quando morava com ela. Até porque limpeza, compras, contas, coisas que quebram, chuvas que ultrapassam portas e janelas e vizinhos farofeiros são de deixar qualquer um maluco!


Priscila Vidal, professora universitária. São Paulo, SP.


Para mim, o mais difícil foi a adaptação. Voltei para minha cidade natal sozinha, deixando família, amigos e todo o conforto da casa dos pais de lado. É muito difícil ser dona de casa e ter controle sobre todos os gastos domésticos. Hoje, após 3 anos, posso dizer que o maior aprendizado é o valor que minha família e amigos tem. A saudade é infinita, mas é confortante contar os dias e saber que poderei revê-los em breve.





Quer mandar o seu depoimento também? Envie um email para casadeum@gmail.com com seu nome completo, profissão, onde mora e conte um pouco sobre o lado bom e o ruim de viver só! Ah, não esqueça de anexar uma foto!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Eu moro em uma Casa de Um (parte I)

Depoimentos de quem vive (ou já viveu) sozinho


Liziane Berrocal, jornalista. Campo Grande, MS.

Bom, morar sozinha é um grande aprendizado. A minha maior lição foi aprender que posso conviver comigo mesma (risos) e sou uma boa companhia. Mas também aprendi a dar valor a pequenas coisas do dia a dia, um café ou uma roupa arrumadinha. Aquelas coisas do dia a dia... Agora, a maior dificuldade, sem dúvida nenhuma é deixar as contas em ordem. No meu caso, nem é por causa de dinheiro, mas sim a desorganização. Já encontrei a luz cortada por não pagar a conta... E já esqueci de pagar a água. Isso me deixa doida! E não, eu não uso banco para colocar em débito automático! (risos). Ah, e comer direito (comer certo) é impossível, já ultrapassou o grau de dificuldade! 


Hussein Cavalcante, servidor público. São Paulo, SP.


A maior dificuldade é estabelecer novos hábitos em prol da organização e limpeza, já que é preferível o "pouco" que se faz todo dia do que a
explosão de sujeira que tenho que encarar nos finais de semana. A maior lição que se tem é que você torna-se responsável por esse mundinho particular, tendo que cuidá-lo e mantê-lo sadio, como se faz com um animal de estimação ou um filho, no que couber.



Meg Ganciné, tour escort. Curitiba, PR.

Sempre que digo que moro sozinha, ouço alguém perguntar: "Mas tu não se sente sozinha? Não é ruim?". Brinco que ruim é chegar da rua, onde tu ouve um monte de bobagem e ter que ouvir outras quando chega em casa.

Não creio que eu sinta os pontos negativos de morar sozinha, como não ter companhia e sempre ser a minha vez de lavar a louça. Aprecio meu refúgio de silêncio e privacidade e gosto de ser a única responsável pra que tudo aqui esteja organizado. Conheço bem meus objetos de decoração e minha caixa de ferramentas. Saber se virar sem ajuda é a maior prova de independência, seja pra trocar o chuveiro ou dormir sozinha depois de ver um filme de horror. Mas nada disso vem de imediato, são coisas que se aprende porque... é preciso.




Quer mandar o seu depoimento também? Envie um email para casadeum@gmail.com com seu nome completo, profissão, onde mora e conte um pouco sobre o lado bom e o ruim de viver só! Ah, não esqueça de anexar uma foto!


Um ano de Casa de Um!

No dia 18 de novembro o Casa de Um fez um ano de postagens.

O maior presente, por mais clichê que possa parecer, foi saber quantas pessoas se encontram na mesma situação que eu e poder compartilhar com elas minhas inseguranças, broncas, dicas e aprender muito com as próprias experiências e, principalmente, com a experiência dos outros, afinal é muito mais legal aprender com o erro alheio, não é mesmo? Hehehe.

Brincadeiras à parte, continuo aí na Casa de Um, mas dividindo o teto sempre com gente querida que colabora com conteúdo, perguntas, sugestões e, principalmente, incentivo. Vocês não imaginam como um "empurrãozinho" e um "vai nessa que tá bom à beça" ajudam! Obrigada!

A partir de hoje vamos colocar depoimentos de leitores e colaboradores contando sobre a experiência de viver sozinho.

Se você quiser dividir conosco um pouco sobre o que aprendeu com isso, é só enviar um email para casadeum@gmail.com com seu nome completo, profissão, cidade onde mora e falar um pouco sobre as lições, as dificuldades e o lado bom dessa empreitada. Ah, não esquece de mandar uma foto sua bem bonita!

Obrigada, pessoal! Vocês são demais!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Cozinha de Um: torta de liquidificador

Não, essa receita não dá para apenas um, mas é ideal pra aquele fim de semana em que a mãe vem te visitar e você precisa mostrar que aprendeu a se virar e não está morrendo de fome e se alimentando só de miojo. A receita é fácil, rápida e, o mais legal, suja pouca louça!

Torta de liquidificador


Você irá precisar de:

2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos inteiros
2 xícaras de leite
1/2 xícara de óleo
50 gramas de queijo ralado
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 latinha de seleta de legumes



Como fazer: coloque TODOS os ingredientes MENOS a seleta de legumes no liquidificador e bata até a massa tornar-se fina e homogênea.



Quando a massa estiver pronta, misture a seleta de legumes à massa, mas não se esqueça de coá-la, porque senão a água da conserva vai fazer sua massa desandar. Você pode também adicionar outros ingredientes, como atum, frango desfiado, tomate picado, cheiro verde, enfim, dá pra usar a criatividade.

Ah, aproveite e já acenda o forno para pre-aquecer, mais ou menos em 180-200 graus.












Unte uma assadeira média com um pouco de óleo ou margarina e polvilhe com farinha, cobrindo tudo, assim você evita que a massa grude após assada. Despeje a massa e ponha para assar. Se preferir, jogue um pouco de queijo ralado em cima.













30 ou 35 minutos são suficientes ou até você perceber que a torta está douradinha. Se a torta não crescer muito, não se preocupe, é assim mesmo. Agora é só servir! Bom apetite!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pequenos produtos para facilitar a vida


Bolinho fácil


Fazer bolo nem é difícil, mas quem é que tem tempo? Além disso, com uma pessoa só morando em casa o risco de você perder metade da assadeira é grande. Ainda bem que inventaram o bolo de caneca e, mais abençoado ainda, o cara que inventou o bolo de caneca de saquinho. É só por leite, misturar, enfiar no microondas e voilà, tá pronto! É ou não é genial? E você ainda pode escolher o sabor: formigueiro, laranja, coco ou chocolate.

Para lavar roupas

Se você correr lá no meu primeiro post, vai ver como eu falhei miseravelmente ao abrir uma caixa de sabão em pó. Enfim, um ano depois aquilo lá é passado. Já adotei e não largo o sabão líquido. Ele tem uma série de vantagens, além de uma embalagem render 10 lavadas contra 6 do sabão em pó, ele não mancha, a roupa parece muito mais limpa e, pelo menos eu acho, o cheirinho muito mais gostoso. Além disso, nem ocupa tanto espaço no armário de limpeza. Legal!





Para temperar

Eu já falei do Meu Arroz antes. Sim, esse queridão me ajuda a fazer o arroz mais gostoso do mundo! Já usei também Meu Feijão e Meu Frango Assado. Todos com selo de qualidade Casa de Um. Mais que aprovados. A novidade agora é Minha Carne Assada. É ótimo para pessoas que, assim como eu, têm a maior dificuldade em acertar o tempero da comida. Outra dica legal é comprar aqueles potinhos que achamos no mercado com concentrados de alho moído e cebola moída. Dão uma super ajuda na hora de cozinhar. Muito melhor do que comprar alho (que fica anos no potinho e eu nunca uso) ou cortar cebola e se derreter em lágrimas.

Tem mais algum produto que salva ou facilita muito a sua vida? Manda um comentário e conta pra gente!


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Como guardar cobertores e edredons

 O frio foi embora e é hora de guardar os edredons e cobertores. Ah, vai dizer que você não sabia que eles precisam ser guardadinhos com cuidado? Pois é, eles não migravam para outra terra e reapareciam dobradinhos em suas camas no inverno espontaneamente. Sua mãe provavelmente fazia o serviço. Agora longe dos cuidados de mamãe, chegou sua vez de se mexer. Anote as dicas:

- Antes de guardar, lave os edredons, cobertores, jaquetas pesadas e roupas de cama de plush. Se você não tem máquina de lavar ou não confia muito na sua, a saída é mandar pra lavanderia. Algumas fazem pacotes com preços especiais para quem leva em quantidade. Essa lavagem é fundamental, pois o acondicionamento das peças sujas, podem mancha-las com o passar do tempo e não sair mais;

- As peças devem estar bem sequinhas antes de serem guardadas. Certifique-se disso;

- Prefira sacos de TNT (aquele tecidinho bem fininho) para guardar os edredons e os cobertores, pois ao contrário dos sacos plásticos, eles deixam o ar circular e evitam o cheiro de mofo;

- Guarde as colchas e os armários na parte de cima dos armários, pois provavelmente são lugares com menos umidade.

Ah, uma boa dica é deixar uma mantinha sempre à mão pra não ser pego de surpresa por algum friozinho inesperado!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Como acabar com o mau cheiro da geladeira

Você abre a geladeira e aquele cheirinho azedo invade a cozinha. Tá aí uma das coisas que eu nunca tinha prestado atenção, geladeira também precisa de faxina. Não é suficiente só jogar o que tá estragado, nem só fechar bem os potinhos, senhores. FA-XI-NA! Limpeza, meus amigos. Não adianta escapar.

Enfim, eu até procurei pra ver se tinha algo estragado, mas geladeira de quem mora sozinho mal tem comida direito, acham que vai ter desperdício? Por favor, né...

Então achei na internetê (bjs, google, seu lindo) uma formulazinha pra vc tirar aquela nhaca da geladeira e parar de ter mini-crises de enjoo toda vez que abrir sua porta.

O primeiro passo é tirar tudo que tem lá dentro o que, no caso da minha, nem significou muita perda de tempo. Se ela não for frost-free, vai ter que esperar descongelar. Cuidado pra cozinha não virar ponto de alagamento, ok?


Depois disso,  água e detergente nas prateleiras, paredes, vãozinhos, vidros e tudo mais e enxágue.

Prepare uma solução: 1 litro de água morna e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Molhe um paninho na solução e passe em toda a geladeira. Depois, passe outra misturinha, mas dessa vez, metade de água e a outra de vinagre. Voilá! Tudo certo, tudo bonito, tudo sem cheirinho podre!

Outra dica boa é deixar um recipiente com bicarbonato de sódio na porta da geladeira. Ele evita novos odores. Além disso, dizem que colocar potinhos com pó de café, pedaço de carvão, folhas de louro e gotas de baunilha em um copo de leite evitam a nhaca e ainda deixa um cheirinho gostoso na geladeira.

Bom, agora você já tem as dicas. Fim da desculpa pra geladeira fedida.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Diarista: ter ou não ter?

Eis aí uma questão séria. Manter a higiene e limpeza da casa não é lá uma tarefa das mais bacanas. O tal do fazer faxina com certeza não é a atividade preferida de muita gente. Mas tem quem curta.

Tem gente que tem mania de limpeza, que adora esfregar chão, organizar as coisas, deixar a casa nos trinques e tudo mais. Mas nem todo mundo tem vocação como a Monica do F.R.I.E.N.D.S, né?


Pra essas pessoas, a ótima sugestão é contratar uma diarista. É um gasto que deve ser muito bem planejado em suas finanças mensais, por isso é bom ter em mente certas coisas como o tamanho de sua casa, o que você gostaria que ela fizesse (só limpar, ou lavar, passar também?) e quantas vezes por semana (ou por mês) você precisaria de seus serviços.

Se você é uma pessoa que tem tempo e também não pretende gastar muito com as diárias, o ideal é manter uma rotina de faxina e uma ou duas vezes por mês chamar uma funcionária pra dar "aquele" tapa na casa. No meu caso, a diarista atende minha casa uma vez por semana, tomando conta da limpeza e também para passar a roupa.

É bom prestar atenção que além da diária você vai ter que arcar com o transporte da diarista, logo essa finança também ter que ser contabilizada.

Diaristas, assim como outras empregadas domésticas, também têm seus direitos. Dá uma olhadinha no vídeo que a tia Ana Maria Braga preparou e fique por dentro.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dicas simples de casa

A chef de cozinha Vera Chaves e a jornalista Paulline Carrilho separaram ótimas dicas para pequenos reparos em casa ou que facilitam a vida da gente. Pode anotar tudo num bloquinho e deixe sempre por perto, porque são sugestões que valem a pena!

1. Para branquear roupa branca ponha a roupa em água quente com uma rodela de limão durante 10 minutos.

2. Para verificar se os ovos de galinha podem ser consumidos é só colocá-los em água fria. Os que ficarem na horizontal, estão frescos, se ficarem na diagonal, têm 3 ou 4 dias, na vertical 10 dias. Se flutuarem, estão estragados. Só servem para comemorar aniversários hehehehe


3. As formigas estão invadindo sua casa? Para espantá-las, coloque casca de pepino junto do lugar de onde elas estão surgindo. 

4. Jeito fácil de tirar os talinhos dos morangos: use um canudo!


5. Reutilize a embalagem de lenços umedecidos para armazenar os sacos plásticos. Simples e prático!


6. Quer economizar com a pipoca de microondas? Coloque o milho em um simples saco de papel. Muito mais saudável e mais barato.

7. Tá sem espaço, mas quer uma hortinha? Use calhas fixadas em paredes, como na foto.



Tem mais dicas legais? Envia pra gente no casadeum@gmail.com ou na nossa page Casa de Um no Facebook. 

thanks for coming!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...